segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

13 DE FEVEREIRO - MAYRA ANDRADE

EFEMÉRIDEMayra Andrade, cantora cabo-verdiana, nasceu em Havana no dia 13 de Fevereiro de 1985, É reconhecida como uma das cantoras mais promissoras da música de Cabo Verde.           
Nascida em Cuba, viveu em Cabo Verde até 1990, saltitando depois entre o Senegal, Angola, Alemanha, Cabo Verde e Paris, onde se veio a radicar.
As primeiras canções que ouviu foram brasileiras, mas foi com uma canção em crioulo que ganhou a Medalha de Ouro nos Jogos da Francofonia, no Canadá. Tinha apenas dezasseis anos de idade (2001).
A partir de 2002, actuou na Praia, no Mindelo, em Lisboa e em Paris, cidade na qual passou a residir (2003). Em Janeiro de 2004, cantou num dos mais consagrados bares de lançamento de artistas da world music – o Satellite Café.
Após participar nos festivais de Verão portugueses, fez a primeira parte de um espectáculo de Cesária Évora e, no Brasil, colaborou em duetos com Lenine e Chico Buarque. Em 2005, Charles Aznavour convidou-a para um seu novo álbum, num dueto em francês. O guitarrista Hernâni Almeida, outra grande promessa da música cabo-verdiana, acompanhou-a em alguns concertos em 2006.
Ainda em 2006, foi editado o seu primeiro disco, “Navega”, cantado em crioulo cabo-verdiano, com excepção de uma canção em francês (“Comme s'il en pleuvait”), que incluiu composições de Orlando Pantera, como “Lapidu Na Bô”, “Dispidida”, “Regasu” e “Tunuka”.
Em 2008, venceu o Prémio BBC Radio 3 World Music na categoria Revelação. Colaborou com diversos cantores de renome, como Cesária Évora, Chico Buarque, Caetano Veloso, Charles Aznavour, Mariza e Pedro Moutinho.
Em 2009, foi lançado o álbum “Stória, Stória” e, em 2010, o disco “Studio 105” (gravação ao vivo, na Casa da Rádio em Paris).
Participou na compilação “Red Hot + Rio 2” (em conjunto com o Trio Mocotó) e no DVD “Mart'nália – Em África ao Vivo”. Em Novembro de 2013, lançou o CD “Lovely Difficult”, que foi nomeado para o Prémio Victoires de la Musique, na categoria de World Music (França, 2014).

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...