quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

23 DE FEVEREIRO - RUI UNAS

EFEMÉRIDERui Miguel Guerra Unas, apresentador, produtor, autor de programas de televisão e actor português, nasceu em Lisboa no dia 23 de Fevereiro de 1974.
Criado na Margem Sul, a sua paixão pelo entretenimento cedo se manifestou, animando os intervalos e as festas escolares na rádio da Escola Secundária do Fogueteiro.
Depressa ingressou no mundo da rádio profissional, com um programa na Rádio Seixal e, mais tarde, na Antena 3 e Antena 1.
Dali à televisão foi um ápice. A apresentação de programas como “Alta Voltagem”, “Curto Circuito” e “Cabaret da Coxa” valeram-lhe o epíteto de «Ganda Maluco» e abriram-lhe as portas do teatro e do cinema (com “Os Imortais” de António Pedro Vasconcelos).
Na televisão, passou por telenovelas e por programas de ficção como “O Último a Sair” e “Anti-Crise”. O êxito de “Margem Sul State of Mind”, de sua autoria, é um hino ao sítio que o viu crescer e onde ainda vive.
Já entrou ou foi autor de mais de quarenta programas de televisão (1995/2016) e quatro de rádio (2006/14). Protagonizou treze filmes (2002/15) e cinco peças de teatro (2005t/15). Fez mais de trinta dobragens (1992/2017) e – também – publicidade.
Rui Unas publicou dois livros: “A Minha Vida é um Cabaret” (2004) e “Nascido e Criado na Margem Sul” (2014). É casado e tem dois filhos.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...