domingo, 19 de fevereiro de 2017

19 DE FEVEREIRO - BENICIO DEL TORO

EFEMÉRIDEBenicio Monserrate Rafael del Toro Sánchez, actor porto-riquenho, nasceu em San Germán no dia 19 de Fevereiro de 1967. Foi o segundo actor de Porto Rico a conquistar um Oscar da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, após Rita Moreno.
Filho de um casal de advogados, cresceu em Santurce, um bairro de San Juan. A mãe morreu de hepatite quando ele tinha nove anos. A família mudou-se três anos mais tarde para Mercersburg, na Pensilvânia. Com 13 anos, foi inscrito num pensionato para se preparar para um curso superior. O pai queria que ele fosse advogado e Benicio prosseguiu os estudos na Universidade da Califórnia em San Diego. Em breve, porém, abandonou a universidade para ingressar na célebre Square Acting School de Nova Iorque.
Em 1986, participou no videoclipe “La Isla Bonita” da cantora Madonna, aparecendo a dançar na rua com a cantora e os demais actores.
Iniciou-se no cinema no fim da década de 1980, fazendo pequenos papéis. O filme “Usual Suspects” de 1995 teve sucesso mundial e foi um marco na sua carreira, trazendo-lhe o reconhecimento dos meios cinematográficos e dando-lhe a possibilidade de escolher os seus projectos.   
Deu réplica a Johnny Depp em “Fear and Loathing in Las Vegas” (1998), num papel para o qual teve de aumentar 20 kg de peso,  para interpretar o excêntrico Dr Gonzo. Depois de um hiato de dois anos, voltou ao primeiro plano em 2000, com vários filmes, entre eles “Traffic”, com que ganhou o Oscar de Melhor Actor Coadjuvante (2001), o Golden Globe Award, o BAFTA e um Urso de Prata no Festival de Berlim.
Conquistou o Prémio de Interpretação Masculina no Festival de Cannes (2008) e o Goya 2009 para o Melhor Actor Principal, pelo seu papel de Ernesto Guevara no filme “Che”. Foi a consagração definitiva.
Ao longo da sua carreira, já protagonizou cerca de 40 películas (1988/2017) e algumas séries de televisão (1987/2008). Tem sido premiado inúmeras vezes.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muito mais...