terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

14 DE FEVEREIRO - DICK FRANCIS

EFEMÉRIDEDick Francis, de seu verdadeiro nome Richard Stanley Francis, jóquei e escritor galês, morreu em Grand Cayman, nas ilhas Caimão, no dia 14 de Fevereiro de 2010. Nascera em Lawrenn, no País de Gales, em 31 de Outubro 1920. Muitos dos seus romances têm por tema as corridas de cavalos, outros são romances policiais.
Filho de um jóquei, Dick foi piloto de caça e de bombardeiros durante a Segunda Guerra Mundial.
Passou também a ser jóquei em 1948, vencendo mais de 350 corridas até 1957, ano em que abandonou o hipismo devido a uma queda grave. Logo nesse ano, publicou o primeiro livro, uma autobiografia (“The Sport of Queens”), e passou a ser o cronista hípico do “ London Sunday Express”, função que desempenhou durante dezasseis anos.
Em 1962, escreveu o seu primeiro romance policial, que obteve grande sucesso. Seguiram-se outros, à razão de um por ano, durante os 38 anos seguintes. Em 1998, publicou igualmente uma recolha de novelas. Todos estes livros relacionam-se, mais ou menos, com o mundo das corridas de cavalos, se bem que os seus heróis sejam personagens muito variados, desde um artista até a um detective privado, de um negociante de vinhos a um piloto de avião…
Recebeu três Prémios Edgar de Melhor Romance, sendo o único autor a conseguir tal performance. Em 1984, foi feito Oficial da Ordem do Império Britânico. Em 1999, uma biografia não autorizada dava a entender que os seus romances eram na realidade escritos por Mary, a sua esposa.
É um facto que Dick Francis esteve muito tempo sem publicar nenhum livro depois do falecimento de Mary, em 2000. Para fazer calar aquele rumor, Dick anunciou e fez publicar, em 2006, um novo livro intitulado “Under Orders” cujo personagem principal é um antigo jóquei, detective privado e herói de três romances precedentes. Este personagem tinha inspirado uma série televisiva britânica em seis episódios (“The Racing Game”, 1978).
Dick Francis escreveu ainda mais quatro obras, estas em colaboração com o filho, Félix Francis. Alguns dos seus livros foram adaptados – ainda em sua vida – ao cinema e sobretudo à televisão, em Inglaterra, na União Soviética, na Irlanda e no Canadá. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...