terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

7 DE FEVEREIRO - WALTER LANG

EFEMÉRIDE Walter Lang, actor, cenarista, director de fotografia e realizador de cinema norte-americano, morreu em Palm Springs (Califórnia) no dia 7 de Fevereiro de 1972. Nascera em Memphis, Tennessee, em 10 de Agosto de 1896.
Ainda jovem, foi para Nova Iorque onde conseguiu emprego num escritório de uma companhia produtora de filmes. Despertado o seu interesse artístico, começou a aprender as várias funções cinematográficas, tendo chegado a trabalhar como assistente de direcção.
Lang, no entanto, tinha a ambição de se tornar pintor e viajou para França, onde conheceu os escritores e artistas que frequentavam o bairro de Montparnasse, em Paris. As coisas não correram porém como ele esperava e regressou aos Estado Unidos e à indústria cinematográfica.
Em 1926, Walter Lang dirigiu o seu primeiro filme mudo – “The Red Kimona”. Em meados da década de 1930, foi contratado pela 20th Century Fox, onde – como realizador – fez um grande número de musicais espectacularmente coloridos, alguns com a participação de Cármen Miranda. O estúdio tornou-se assim famoso na década de 1940.
Realizou cerca de 70 películas. Uma das mais conhecidas foi o épico “O Rei e Eu” de 1956, que foi nomeado para o Oscar de Melhor Realização.
Pelas suas contribuições para o cinema, Walter Lang teve direito a uma estrela na Calçada da Fama, no Hollywood Boulevard.
Foi casado com Madalynne Field, desde 1937 até à sua morte. Madalynne, que morreu dois anos depois, era uma ex-actriz, que Lang conhecera quando realizava “Love Before Breakfast” (1936). Walter Lang está sepultado no Cemitério de Inglewood, na Califórnia.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...