quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

2 DE FEVEREIRO - LENINE

EFEMÉRIDE – Oswaldo Lenine Macedo Pimentel, cantor, compositor, arranjador, letrista, actor, escritor, produtor musical, engenheiro químico e ecologista brasileiro, nasceu no Recife em 2 de Fevereiro de 1959. Lenine recebeu este nome devido à homenagem que o pai quis prestar ao líder soviético e à Revolução Russa de 1917.
Já recebeu cinco Latin Grammys, dois prémios da APCA e nove Prémios da Música Brasileira. Julga-se que tenha escrito, gravado e produzido mais de quinhentas canções, algumas das quais gravadas por Elba Ramalho, Milton Nascimento e Gilberto Gil, entre outros. Actualmente, ocupa uma cadeira na Academia Pernambucana de Letras.
A mãe era católica e levava os filhos à missa todos os domingos, enquanto o pai ficava em casa a escutar música. Aos oito anos de idade, juntamente com os irmãos, optou pelas audições de álbuns aos domingos em detrimento das missas dominicais.
Lenine começou a pegar no violão da irmã mais velha, que estava escondido, e tocava canções “de ouvido”. Aos domingos, ouvia música alemã, folclore russo, Tchaikovsky, Glenn Miller, Chopin e, mais tarde, os tropicalistas, entre outros.
É licenciado em Engenharia Química, tendo estudado no Colégio Salesiano e na Universidade Católica de Pernambuco.
Foi para o Rio de Janeiro no final dos anos 1970, porque naquela época, no Recife, havia pouco espaço ou recursos para música. Morou com alguns amigos compositores. Dividiram por algum tempo um apartamento na Urca e, depois, uma casinha numa vila em Botafogo, famosa por ter sido habitada por Sónia Braga. Mais tarde, foram para Santa Teresa.
Lenine teve o seu som gravado por Elba Ramalho, sendo ela a primeira cantora de sucesso a gravar uma música sua. Depois, vieram Milton Nascimento, Maria Rita, Maria Bethânia e muitos outros.
Trabalhou em televisão com os realizadores Guel Arraes e Jorge Furtado. Para eles, fez a parte musical de “Caramuru, a Invenção do Brasil”, que foi uma mini-série e seguidamente uma longa-metragem. Participou também na direcção musical de “Cambaio”, espectáculo baseado em canções de Chico Buarque e Edu Lobo.
Em 2013, celebrou os 30 anos de carreira. No programa, houve homenagens, documentários e 30 projectos especiais, como a grande tournée europeia “The Bridge” com a Martin Fondse Orchestra, além dos shows “Lenine Solo”. Ainda em 2013, assinou a banda sonora de um novo espectáculo do Grupo Corpo.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...