sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

17 DE FEVEREIRO - DOROTHY CANFIELD FISHER

EFEMÉRIDEDorothy Frances Canfield Fisher, romancista norte-americana, nasceu em Lawrence no dia 17 de Fevereiro de 1879. Morreu em Arlington, em 9 de Novembro de 1958. Escreveu uma longa série de romances, começando com “Gunhild” (1907) e prosseguindo com “The Spirret Cage” e muitos outros. Publicou igualmente vários livros de contos, em colaboração com o marido.
A mãe era artista e escritora e o pai ensinou Economia Política na Universidade do Kansas, sendo depois nomeado chanceler na Universidade de Nebraska em 1891.
A família mudou-se em 1895 para Colombus, quando o pai foi escolhido para presidente da Universidade de Ohio. Dorothy estudou ali Francês, recebendo o bacharelato em 1899. Prosseguiu depois os estudos na Universidade de Paris, antes de obter – em 1904 – o doutoramento em Línguas Romanas na Universidade de Colombus.
Dorothy Canfield foi co-autora de um manual escolar e publicou as suas primeiras novelas em diversas revistas. Para poder dar assistência aos seus pais já idosos, declinou um lugar de professora e trabalhou como secretária numa escola experimental de Nova Iorque.
Em 1907, casou-se com John Redwood Fisher, também antigo estudante da Universidade de Colombus. No mesmo ano, publicou o primeiro romance e instalou-se com o marido em Arlington.
Durante a Primeira Guerra Mundial, John Fisher serviu no American Volunteer Ambulance Corps. Enquanto isso, Dorothy foi para França (1916/19) com os dois filhos e participou no “Socorro de Guerra”. Escreveu então uma dezena de romances, que vieram a ter grande sucesso nos anos 1920.
Consagrou igualmente várias obras à pedagogia Montessori e foi a primeira mulher a ser eleita para o Conselho de Educação do Vermont, presidindo também a American Association for Adult Education.
Durante vinte e cinco anos, fez parte do comité de selecção de um clube de livros, o Book of the Month Club. Foi ainda a primeira mulher a receber o doutoramento honoris causa do Dartmouth College.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...