sábado, 25 de fevereiro de 2017

25 DE FEVEREIRO - BENEDETTO CROCE

EFEMÉRIDEBenedetto Croce, historiador, escritor, filósofo e político italiano, nasceu em Pescasseroli no dia 25 de Fevereiro de 1866. Morreu em Nápoles, em 20 de Novembro de 1952. Os seus escritos giram em torno de um largo espectro temático, de que se salienta a estética e a filosofia da história. É considerado uma das personalidades mais importantes da Itália no século XX.
Benedetto nasceu no seio de uma família rica, influente e conservadora. A sua educação foi marcada por uma atmosfera fortemente religiosa, da qual cedo se distanciou.
Em 1883, perdeu os pais assim como a irmã, todos mortos num terramoto que assolou a vila de Casamicciola Terme, na ilha de Ísquia, onde a família passava férias. Nessa ocasião, o próprio Benedetto permaneceu soterrado durante largo tempo. Herdou a fortuna da família, o que lhe permitiu viver com relativo conforto e dedicar tempo à reflexão filosófica.
Na política, foi nomeado senador em 1910. Entre 1920 e 1921, foi ministro da Instrução Pública. Croce opôs-se ao governo fascista de Benito Mussolini, embora o tivesse apoiado até 1924. Depois da Segunda Guerra Mundial, fundou o Partido Liberal Italiano, do qual foi presidente. Foi eleito para a Assembleia Constituinte (1946/48).
Teve um AVC em 1949, que limitou a sua capacidade de andar. Sem sair de casa, continuou os seus estudos. Veio a morrer na sua biblioteca particular, enquanto lia.
O filósofo e político Antonio Gramsci escreveu, enquanto esteve detido, os seus célebres 29 “Cadernos de Prisão”. O caderno nº 10, escrito em 1932/35, foi inteiramente dedicado à “Filosofia de Benedetto Croce”.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...