sexta-feira, 12 de outubro de 2018

12 DE OUTUBRO - ELMER AMBROSE SPERRY


EFEMÉRIDE - Elmer Ambrose Sperry, industrial e inventor norte-americano, nasceu em Cincinnatus no dia 12 de Outubro de 1860. Morreu em Brooklyn, em 16 de Junho de 1930. Foi co-inventor, juntamente com Hermann Anschütz-Kaempfe, da giro-bússola.
Fundou a Sperry Gyroscope Company, uma das mais importantes companhias de aviónica na primeira metade do século XX.  Os seus sistemas de orientação foram adoptados pela marinha americana e foram úteis durante as duas guerras mundiais. Colaborou também com sociedades japonesas.
De ascendência inglesa, a sua família estabelecera-se na Noa-Inglaterra nos anos 1600. Fez a sua escolaridade secundária na Escola do Estado de Cortland (Nova Iorque). Frequentou depois a Universidade Cornell em 1878/79, tendo descoberto o princípio dos dínamos. No princípio de 1880, mudou-se para Chicago, onde criou a Sperry Electric Company. Casou-se com Zula Augusta Goodman em Junho de 1887.
Em 1900, abriu um laboratório de electro química em Washington, onde - com o seu sócio Clifton P. Townshend - descobriu um procedimento para produzir a soda cáustica pura, assim como um outro para recuperar o estanho das latas de conservas usadas. 
Sperry esforçou-se, seguidamente, em adaptar os giro-compassos e os estabilizadores giro-escópicos nos aviões e nos motores diesel dos navios. Os primeiros testes foram feitos em 1910, a bordo do cruzador USS Delaware, e acabariam por equipar torpedeiros, navios de guerra, aviões e engenhos espaciais.
Em 1914, o Aeroclube de França atribuiu-lhe um prémio. Em 1918, já tinha depositado mais de 400 brevets.
O seu filho Lawrence desapareceu no mar em 1923 (acidente de aviação) e a esposa faleceu em Havana em Março de 1930. Elmer Ambrose Sperry morreu seis semanas depois da ablação de cálculos renais, no Hospital St. John de Brooklyn, em Nova Iorque.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...