terça-feira, 16 de outubro de 2018

16 DE OUTUBRO - NICHOLAS AMHURST


EFEMÉRIDE - Nicholas Amhurst, poeta e escritor político inglês, nasceu em Marden, Kent, no dia 16 de Outubro de 1697. Morreu em Twickenham, em 27 de Abril de 1742.
Foi educado na Merchant Taylors' School e no St John's College, em Oxford. Em 1719, foi expulso da universidade, por «irregularidades de conduta», mas na realidade (segundo o seu próprio relato), foi por causa das suas ideias políticas. O seu pensamento político era evidente em muitos dos seus escritos.
Amhurst satirizou a moral de Oxford, em “Strepkon's Revenge”e em “Satire on the Oxford Toasts” (1718). Atacava também, de vez em quando, a administração da universidade e os seus principais membros. Um velho costume de Oxford permitia, em sessões públicas, que algumas pessoas fizessem da tribuna um discurso satírico, bem-humorado, acerca da universidade. Estes oradores eram conhecidos por ‘Terræ filius’. Em 1721, Amhurst produziu uma série de jornais satíricos bissemanais sob este nome. Foram publicados durante sete meses e, incidentalmente, forneciam informações muito curiosas. Estas publicações foram reimpressas em 1726, em dois volumes, como “Terræ Filius, ou, a História Secreta da Universidade de Oxford”.
Amhurst reuniu os seus poemas, em 1720, e escreveu outra sátira da universidade, “Oculus Britanniæ”, em 1724.
Ao deixar Oxford para morar em Londres, tornou-se um panfletário de destaque do partido de oposição (Whig). Em Dezembro de 1726, publicou o primeiro número de “The Craftsman”, um periódico semanal, que editou sob o pseudónimo de Caleb D'Anvers. A revista era voltada sobretudo para derrubar Sir Robert Walpole, do governo. Alcançou uma tiragem de 10 000 exemplares e foi uma das mais importantes revistas do seu tempo.
Por ocasião do derrube do governo em 1742, os líderes da oposição não fizeram nenhuma referência ao editor de “The Craftsman” e essa negligência terá apressado o fim de Amhurst, cuja morte ocorreu em Abril desse mesmo ano.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...