sexta-feira, 5 de outubro de 2018

5 DE OUTUBRO - HELEY DE ABREU SILVA BATISTA


EFEMÉRIDE - Heley de Abreu Silva Batista, professora brasileira, morreu em Janaúba no dia 5 de Outubro de 2017. Nascera em Montes Claros, em 12 de Agosto de 1974. Ganhou notoriedade ao dar a sua própria vida, num acto de coragem, para salvar crianças na tragédia de Janaúba.
Esta professora salvou pelo menos 25 crianças, sendo considerada uma heroína. No dia 5 de Outubro de 2017, na creche Gente inocente de Janaúba, Minas Gerais, o vigilante Damião Soares dos Santos ateou fogo em si mesmo e em várias crianças, numa sala de aula. A professora protegeu as crianças com o auxílio de outras duas funcionárias (Jéssica Morgana e Geni Oliveira, que também pereceram), lutando com o criminoso para o impedir de continuar o ataque e ajudando a retirar as crianças feridas. Heley ficou com 90% do corpo queimado e faleceu no hospital.
Na tragédia, morreram dez crianças, além da professora e das duas funcionárias da escola e do autor do ataque, totalizando quatorze mortos.
Pedagoga, uma das principais bandeiras de Heley era a inclusão de alunos com algum tipo de deficiência, área em que se especializara no ano anterior.
Após o velório, que reuniu centenas de pessoas, o caixão com o corpo da professora foi colocado numa viatura do Corpo de Bombeiros e realizou-se um cortejo pelas ruas da cidade até ao Cemitério São Lucas.
Em 2005, a professora tinha perdido um filho por afogamento numa piscina. Recebeu, a título póstumo, a Ordem Nacional do Mérito, concedida pelo presidente brasileiro.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...