quinta-feira, 18 de outubro de 2018

18 DE OUTUBRO - JESSIE BOUCHERETT


EFEMÉRIDE - Emilia Jessie Boucherett, activista inglesa dos direitos das mulheres, morreu em North Willingham, no dia 18 de Outubro de 1905. Nascera na mesma localidade em Novembro de 1825. 
Nascida no seio de uma família extremamente conservadora, Jessie era a filha mais nova de Louise Pigou e Ayscoghe Boucherett, descendentes de protestantes franceses.
As actividades de Boucherett nas causas feministas foram inspiradas pela leitura do “English Woman's Journal”, que reflectia os seus próprios objectivos, e por um artigo na “Edinburgh Review” sobre os problemas de muitas mulheres ‘supérfluas’ da Inglaterra, durante os anos de meados do século XIX, uma época em que havia muito mais mulheres do que homens na população.
Juntamente com Barbara Bodichon e Adelaide Anne Procter, Boucherett ajudou a fundar a Society for Promoting the Employment of Women em 1859. Esta evoluíu para a Society for Promoting the Training of Women (1926).
Também em 1859, Boucherett e Procter juntaram-se ao Grupo de Langham Place, um pequeno mas determinado grupo, que fez campanha para a melhoria da situação das mulheres e esteve activo entre 1857 e 1866.
Boucherett foi uma promotora do movimento de direito ao voto feminino e uma forte apoiante do Acto de Propriedade das Mulheres Casadas de 1882. Fundou a “Englishwoman's Review” em 1866 e editou-a até 1870, quando fundou - juntamente com Lydia Becker - o “Women's Suffrage Journal”.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...