segunda-feira, 8 de outubro de 2018

8 DE OUTUBRO - MOVIMENTO DE UNIDADE DEMOCRÁTICA (MUD)


EFEMÉRIDE - O Movimento de Unidade Democrática (MUD), organização política de oposição ao regime salazarista, foi formado após o final da II Guerra Mundial, em Lisboa, no Centro Republicano Almirante Reis, em 8 de Outubro de 1945. O MUD era o herdeiro do anterior MUNAF (Movimento de Unidade Nacional Antifascista).
Formou-se numa fase de crescente isolamento internacional do Estado Novo, na sequência das vitórias aliadas na Segunda Guerra Mundial, lideradas por países com governos democráticos.
O MUD foi criado para reorganizar a oposição, prepará-la para eleições e proporcionar um debate público em torno da questão eleitoral. Conseguiu, em pouco tempo, grande adesão popular (principalmente entre intelectuais e profissionais liberais) e começou a tornar-se uma ameaça para o regime.
Salazar ilegalizou-o em Janeiro de 1948, sob o pretexto de que tinha fortes ligações ao clandestino Partido Comunista Português. Alguns membros directivos foram mesmo presos. Apesar de tudo, viria ainda a apoiar a candidatura presidencial do general Norton de Matos, em 1949.
Da organização juvenil do MUD, fizeram parte personalidades como Mário Soares, Salgado Zenha, Octávio Pato, Júlio Pomar, Mário Sacramento, Rui Grácio, João Abel Manta e o empresário Henrique Neto.
O MUD juvenil manteve ligações com movimentos católicos através de personalidades como João Sá da Costa e Fernando Ferreira da Costa, ligados ao padre Alves Correia.
Em Agosto de 1946, foi recusada a admissão de Portugal na ONU, devido ao veto da URSS, que recusava a adesão de regimes fascistas. Esta situação embaraçou e humilhou internacionalmente o regime salazarista.
Devido à repressão do regime, o MUD desaparecia, embora muitos dos seus membros se tenham integrado na comissão de apoio à candidatura do general Norton de Matos à Presidência da República, apresentada em Abril de 1948.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...