sexta-feira, 19 de outubro de 2018

19 DE OUTUBRO - JOHN LE CARRÉ




EFEMÉRIDE - John le Carré, de seu verdadeiro nome David John Moore Cornwell, escritor britânico notabilizado pelos seus romances de espionagem, nasceu em Poole no dia 19 de Outubro de 1931. John le Carré não conheceu a mãe, que o abandonou quando ele tinha cinco anos. As suas relações com o pai eram difíceis.
Estudou na Universidade de Berna na Suíça (1948/49) e na Universidade de Oxford em Inglaterra, tornando-se depois professor no Eton College, antes de se juntar ao corpo diplomático britânico. Foi depois recrutado pelo M15.
A sua experiência nos serviços secretos terminou repentinamente, quando o agente duplo britânico Kim Philby denunciou ao KGB (URSS) a identidade de dezenas de espiões seus compatriotas. John le Carré publicou nesta época o seu primeiro romance (1961).
John le Carré é autor de numerosos livros de espionagem, muitos dos quais apresentam enredos que se desenvolvem no contexto da Guerra Fria. O fim da Guerra Fria levou-o a modernizar as temáticas que serviam como pano de fundo para os seus romances. Assim, passou a introduzir nas suas obras temas como o terrorismo islâmico, a problemática causada pelo desmembramento da União Soviética, a política dos Estados Unidos da América no Panamá e as manobras obscuras da indústria farmacêutica no continente africano. 
Em 1998, recebeu o título de doutor honoris causa da Universidade de Bath. Em 2008, “The Times” classificou-o em 22º lugar na sua lista de Os 50 maiores escritores britânicos desde 1945. Em 2011, foi-lhe atribuída a Medalha Goethe do Instituto Goethe. Em 2008 e 2012, recebeu o grau de doutor, honoris causa pelas Universidades de Berna e de Oxford.
O seu romance “O Espião que vinha do frio” (1963) tornou-se um best-seller internacional e, ainda hoje, é uma das suas obras mais conhecida.
Com 87 anos, completados hoje, vive actualmente no condado da Cornualha, continuando a escrever.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...