quinta-feira, 25 de outubro de 2018

25 DE OUTUBRO - BILL GRAHAM


EFEMÉRIDE - Bill Graham, de seu verdadeiro nome Wolodia Grajonca, promotor de espectáculos e produtor de rock americano, nos anos 1960/70, de nacionalidade alemã, morreu em Vallejo no dia 25 de Outubro de 1991. Nascera em Berlim, em 8 de Janeiro de 1931. Obteve grande sucesso nos Estados Unidos e teve grande influência no rock, na América e resto do mundo.
Era oriundo de uma família judia da classe média, que emigrara da Rússia para a Alemanha. Com a ascensão do nazismo, Graham foi colocado num orfanato por sua mãe. O pai morrera dois dias após o seu nascimento. Posteriormente, foi transferido para um orfanato em França, segundo um acordo pré-Holocausto que permitia a troca de crianças judias por cristãs. Com a derrota da França em 1940, foi mandado de volta para a Alemanha.
Sobrevivente da II Guerra Mundial, foi para os Estados Unidos e adoptou o nome Bill Graham, após ser tachado de nazi devido ao seu forte sotaque alemão. A mãe morreu em Auschwitz. Aprimorou a sua pronúncia da língua inglesa, com sotaque americano. Teve pais adoptivos, estudou na DeWitt Clinton High Scholl e obteve o diploma de comércio no City Collee of New York.
Foi convocado para o serviço militar em 1951 e serviu no exército dos Estados Unidos. Combateu na Guerra da Coreia e foi condecorado duas vezes. Regressado aos Estados Unidos, trabalhou num hotel.
No princípio dos anos 1960, foi para São Francisco. Em 1965, começou a gerir um grupo de teatro. Iniciou-se então na organização e promoção de diversos espectáculos. A pouco a pouco, a sua actividade transformou-se numa empresa rentável e ele enveredou por esta carreira a tempo inteiro.
Os seus êxitos e popularidade levaram-no a tornar-se no principal agenciador de concertos de rock. No final da mesma década, abriu as casas de shows Fillmore West e Winterland em São Francisco e a Fillmore East em Nova Iorque, que se tornou uma paragem obrigatória para os principais artistas de rock da época.
Graham faleceu aos 60 anos, num acidente de helicóptero na Califórnia, o aparelho tendo chocado com um poste de electricidade. Dez dias mais tarde, foi organizado um concerto gratuito em sua homenagem, a que assistiram 300 000 espectadores.
Em 1993, foi eleito membro do Rock and Roll Hall of Fame. A sala de espectáculos do Centro Municipal de São Francisco foi rebaptizada como Bill Graham Civic Auditorium.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...