terça-feira, 23 de outubro de 2018

23 DE OURUBRO - WEIRD AL YANKOVIC


EFEMÉRIDE - Weird Al Yankovic, de seu verdadeiro nome Alfred Matthew Yankovic, músico, humorista, parodista, acordeonista e produtor norte-americano, nasceu em Downey no dia   23 de Outubro de 1959. É particularmente conhecido por satirizar a cultura popular e parodiar músicas contemporâneas. Os seus trabalhos renderam-lhe três discos de ouro e cinco de platina, nos Estados Unidos.
Filho de um jugoslavo e de uma italo-inglesa, Alfred nasceu na Califórnia, mas viveu em Lynwood. Começou a tocar acordeão aos 7 anos. Um vendedor de rua andava a oferecer aulas de acordeão e guitarra. O seu pai optou pelo acordeão, dizendo que ele seria mais um Yankovic acordeonista no mundo, ao lado do “rei da polca” Frankie Yankovic (com quem não tem nenhum parentesco). Já dominava o instrumento aos dez anos, tendo parado com as lições para treinar sozinho. Mais tarde, usaria um acordeão pequeno, que lhe permitia pular mais vigorosamente nos palcos.
Em 1976, depois de escutar “Dr. Demento”, um programa de rádio especializado em comédias com músicas humorísticas, Yankovic decidiu enviar para o “Doutor” uma música intitulada “Belvedere Cruisin”, que falava sobre o automóvel da sua família (um Plymouth Belvedere). Outra música, contida na fita, “Dr. D Superstar”, era uma parodia de “Jesus Christ Superstar”. Ele estudava então na Lynwood High School e começava a tentar encontrar um rumo para a sua vida.
Três anos depois, foi estudante de arquitectura na California Polytechnic State University e DJ na estação de rádio da universidade. O seu nome artístico na rádio era “Weird Al”, que passou a usar até hoje. Quando a canção “My Sharona”, pelos The Knack, estava a fazer sucesso e a banda foi convidada para tocar na universidade, ele levou o seu acordeão para um quarto que havia na sala da rádio (por causa da vantagem acústica dos ecos) e gravou a paródia “My Bologna”, com um lado B chamado “School Cafeteria”. The Knack acharam a música engraçada, quando conheceram Yankovic depois do show na faculdade, e fizeram a música ser lançada pela gravadora da banda, a Capitol Records, que contratou Yankovic por seis meses.
Em 1980, produziu a música “Another One Rides the Bus”, uma paródia do sucesso dos Queen. Tornou-se tão popular, que veio a aparecer pela primeira vez na televisão, no “The Tomorrow Show”.
Em 1981, Yankovic saiu pela primeira vez em tournée, como integrante do programa “Dr. Demento”. O seu estilo interessou Jay Levey, que se tornou seu empresário. Levey insistiu que a actuação dele soaria ainda melhor se tivesse uma banda completa para o acompanhar. Fizeram audições e Steve Jay tornou-se o seu baixista e Jim West o guitarrista. Com Schwartz na bateria, a banda ficou completa. Em 1991, Ruben Valtierra juntou-se ao grupo nos teclados, para deixar Yankovic mais concentrado nos concertos.
Rick Derringer iria produzir todos os seus discos a partir de 1992. Depois da partida de Derringer, Yankovic começou a produzir os seus álbuns. Assim, lançou mais onze, o último dos quais, editado em Julho de 2014, foi “Mandatory Fun”.
Em 1985, Yankovic co-escreveu e estrelou um documentário sobre si próprio, chamado “The Compleat Al”, que misturava factos reais e outros ficcionados sobre a sua vida até ao momento.
Casou-se com Suzanne Krajewski em Fevereiro de 2001. Nasceu-lhes uma filha em Fevereiro de 2003.
Durante a sua carreira, já vendeu mais de 12 milhões de álbuns e gravou mais de 150 canções (paródias ou originais). Apresentou-se em público mais de um milhar de vezes. Foi nomeado para 9 Grammy Awards, tendo sido premiado em três.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...