domingo, 21 de outubro de 2018

21 DE OUTUBRO - LILLIAN ASPLUND


EFEMÉRIDE - Lillian Gertrud Asplund, norte-americana, uma das três últimas sobreviventes do naufrágio do Titanic (Abril de 1912), nasceu em Worcester no dia 21 de Outubro de 1906. Morreu em Shrewsbury, em 6 de Maio de 2006. Ela foi a última sobrevivente americana e também a última sobrevivente com lembranças reais da tragédia.
Em 1907, o pai de Lillian levou a família para Småland, na Suécia, para ajudar a sua mãe viúva a resolver problemas com a fazenda familiar. No início de 1912, a família estava pronta para regressar aos Estados Unidos e o pai de Lillian reservou passagens no Titanic para todos.
Lillian, os seus pais e os irmãos embarcaram no Titanic, em Southampton, Inglaterra, no dia 10 de Abril de 1912, como passageiros da terceira classe. Lillian tinha cinco anos na época e lembrava-se que o navio «era muito grande e tinha acabado de ser pintado. Lembro-me de não ter gostado do cheiro da tinta fresca».
Quando o Titanic chocou com o iceberg, às 23h40m da noite de 14 de Abril, o pai de Lillian acordou a família e, depois, colocou todos os papéis importantes, incluindo dinheiro, no bolso. Lillian, a mãe e o seu irmão Felix foram colocados no bote salva-vidas nº 15. Lillian lembrou: «minha mãe disse que preferiria ter ficado com ele (meu pai) e afundar-se com o navio, mas ele disse que as crianças não deveriam ficar sozinhas. Minha mãe pôs Felix ao colo e eu entre os joelhos. Eu acho que ela pensou que poderia me manter um pouco mais aquecida daquela forma».
Lillian, a mãe e o irmão foram resgatados pelo barco Carpathia, que chegou ao local pouco depois das quatro da manhã. Lillian e o irmão foram carregados em sacos de serapilheira e içados até o convés do navio. A bordo do Carpathia, Lillian lembrava-se: «Uma mulher tirou-me a roupa, que estava muito suja e molhada. Minha mãe estava a tentar encontrar-me. Finalmente, quando as minhas roupas secaram, tornei a vesti-las. As pessoas no Carpathia foram muito boas para nós».
O Carpathia chegou a Nova Iorque em 18 de Abril. A mãe de Lillian levou-a e ao irmão para Worcester. O pai de Lillian e os seus três irmãos pereceram no naufrágio.
A mãe de Lillian recusava-se a falar sobre o desastre. Lillian respeitava a sua dor e, durante o resto da vida, quase nunca falou sobre o assunto. A mãe de Lillian morreu em Abril de 1964. O irmão Felix, com quem Lillian morava, morreu em Março de 1983.
Lillian faleceu na sua casa em Shrewsbury, aos 99 anos. A morte de Lillian deixou duas sobreviventes, Barbara West e Millvina Dean. No entanto, ambas tinham menos de um ano de idade no momento do naufrágio e não se lembravam sequer do acontecimento.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...