terça-feira, 2 de outubro de 2018

2 DE OUTUBRO - VERNOR VINGE


EFEMÉRIDE - Vernor Steffen Vinge, escritor de ficção científica norte-americano, cientista e ex-professor de informática e matemática da Universidade Estadual de San Diego, nasceu em Waukesha no dia 2 de Outubro de 1944.
É conhecido sobretudo pelo romance “Um fogo sobre o abismo” e por um ensaio de 1993 sobre a ‘singularidade tecnológica’ (ou singularidade vingiana).
Vernor Vinge publicou a sua primeira novela em 1965, na revista “Analog Science Fiction”.  Se bem que escrevendo pouco nessa época, colaborava em alguns magazines de ficção científica, antes de se tornar notado - em 1981 - com a sua novela “True names”, que foi uma das primeiras a ter por tema o ciberespaço e em que ele ilustra o seu interesse pela singularidade tecnológica. Este interesse é encontrado na maioria dos seus livros. É o caso, por exemplo, do romance “A Cativa do tempo perdido” (1986) que descreve a vida de um pequeno grupo de humanos que sobreviveu a uma singularidade. 
Em 1992, foi recompensado com o Prémio Hugo do Melhor Romance, com o já citado “Um fogo sobre o abismo”. A história desenrola-se num universo, onde um grupo de cientistas faz despertar uma superinteligência, causando assim a destruição de numerosas civilizações.
Em 2000, recebeu de novo o Prémio Hugo. Quatro anos depois, voltaria a ganhar este prémio, com “Cookie Monster”.
Em 2002, reformou-se para se consagrar plenamente à escrita. Em 2007, novo Prémio Hugo de Melhor Romance, com “Rainbows End”. Em 2014, foi galardoado com um Prémio Prometheus especial, pelo conjunto da sua obra.
A teoria da singularidade tecnológica toma como hipótese que a evolução exponencial da informática atingirá um ponto para além do qual não nos será possível compreendê-la. Em 2035, o mais tardar, o homem terá criado uma inteligência superior à sua, pondo assim fim à era humana.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...