quarta-feira, 24 de outubro de 2018

24 DE OUTUBRO - DOROTHEA VEIT


EFEMÉRIDE - Dorothea Friederike Veit von Schlegel, de seu nome original Brendel Mendelssohn, tradutora, crítica literária e escritora alemã, nasceu em Berlim no dia 24 de Outubro de 1764. Morreu em Frankfurt, em 3 de Agosto de 1839. Era filha do filósofo judeu Moses Mendelssohn e esposa do também filósofo Friedrich Schlegel.
De origem judia, em 1778 - aos 14 anos - ficou noiva do banqueiro Simon Veit, com quem casou em Abril de 1783, com 18 anos. Tiveram quatro filhos, dois dos quais sobreviveram e se tornaram os fundadores da comunidade de pintores Nazarenos.
Em Julho de 1797, no salão da sua amiga Henriette Herz, conheceu o jovem Friedrich Schlegel e apaixonou-se. Pediu, em Janeiro de 1799, um divórcio rabínico, em que se comprometia a não contrair novo matrimónio.
Passou a viver livre e abertamente com Friedrich. Juntamente com outros intelectuais, abriu um centro literário para fazerem uma vida social e intelectual.
Em 1804, Dorothea mudou-se para Paris, onde fez a sua conversão ao protestantismo e pôde oficializar o casamento com Friedrich Schlegel. Em 1808, mudaram-se para Colónia, depois de ambos se converterem ao catolicismo.
Após vinte anos de residência em Viena, onde Schlegel ocupou o cargo de secretário judicial, mudaram-se para a Alemanha, onde ambos faleceram (ele em 1829 e ela dez anos mais tarde).

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...