quinta-feira, 4 de outubro de 2018

4 DE OUTUBRO - ROCÍO DÚRCAL


EFEMÉRIDE - Rocío Dúrcal, de seu verdadeiro nome María de los Ángeles de Las Heras Ortiz, cantora e actriz espanhola, nasceu em Madrid no dia 4 de Outubro de 1944. Morreu em Torrelodones, Madrid, em 25 de Março de 2006, vítima de cancro no útero.
Fez carreira no México e ficou conhecida como “a espanhola mais mexicana”. Pertenceu à mesma geração de artistas infantis espanhóis, de que faziam parte Marisol, Joselito e Pablito Calvo.
Em 1954, apenas com dez anos de idade e com a cumplicidade do avô, participou num programa de rádio em que encantou toda a gente, graças não só à sua voz, mas também ao seu à-vontade e à sua espontaneidade. Cinco anos mais tarde, quando estava em aprendizagem num salão de cabeleireiro, participou num jogo na televisão espanhola.
Em 1970, casou-se com Antonio Morales “junior”, fundador do primeiro grupo espanhol de rock, Los Brincos. Ela, pelo seu lado, fazia parte do grupo das divas da América Latina dos anos 1970/80.
Foi nomeada cinco vezes para os Grammy e recebeu o Prémio Latino outorgado pela Academia das Artes e da Música de Espanha. Mais de 45 milhões de discos vendidos e quarenta anos a fazer tournées por toda a América são as referências essenciais da sua carreira. Entrou também em quinze filmes.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...