segunda-feira, 29 de outubro de 2018

29 DE OUTUBRO - NEI DUCLÓS


EFEMÉRIDE - Nei Carvalho Duclós, jornalista e escritor brasileiro, nasceu em Uruguaiana no dia 29 de Outubro de 1948.
Editou 17 livros de cronicas, contos, poesias, romance e ensaios, além de ter inúmeros textos na imprensa brasileira, sites, blogs e redes sociais.
Poemas e contos seus foram traduzidos para italiano pela revista “Sagarana”, editada em Lucca. Tem poemas traduzidos para inglês, na revista “Rattapallax”, publicada em Nova Iorque.
Aos 17 anos, mudou-se para Porto Alegre e matriculou-se no curso de Engenharia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que abandonaria em breve para ingressar na Faculdade de Jornalismo. Envolveu-se no movimento estudantil brasileiro, após o golpe militar de 1964. Trabalhou nos jornais “Folha da Tarde” e “Folha da Manhã”, publicando o seu primeiro livro, “Outubro”, em 1975.
Foi para São Paulo, onde desenvolveu uma longa carreira como jornalista, tendo trabalhado no jornal “Folha de S. Paulo”; nas revistas “Brasil 21”, e “IstoÉ”; e ainda nos periódicos “A Tribuna” de Vitória, “O Estado” de Florianópolis e “Jornal de Santa Catarina” de Blumenau.
Publicou textos igualmente em “O Estado de S. Paulo”, “Veja”, “Escrita”, “Arte Hoje”, “Diário Catarinense”, “Shopping News”, “Zero Hora” e “Jornal Opção”, entre outros.
Escreveu: “No Meio da Rua”, em 1979, com prefácio de Mário Quintana; em 2001, “No Mar, Veremos”; e em 2012, “Partimos de Manhã”), todos de poesia.
Em 2004, publicou o seu primeiro romance, “Universo Baldio”. Em 2006, lançou “O Refúgio do Príncipe - Histórias Sopradas Pelo Vento”. Em e-books, lançou “Arraso”, “Poemas de Amor”, “Cálida Palavra”, “Trovador” e “Verso Esparso”. E ainda “Mágico Deserto - Contos Fora de Forma” e “Beijo Entre Nuvens” (crónicas).
Em 2012, o livro “Laguna, Obra e Paisagem” foi publicado pela Editora Expressão. Em 2014, editou “Todo Filme é Sobre Cinema”, ensaios sobre a 7ª Arte.
Tem dois livros de literatura infanto-juvenil publicados pela Editora Record, escritos em parceria com Tabajara Ruas: “Meu Vizinho Tem Um Rottweiler (E Jura que ele é Manso)” e “A Trilha da Lua Cheia”.
É bacharel em História, formado pela Universidade de São Paulo. Actualmente, reside em Florianópolis, onde trabalha como escritor contratado de Projetos Especiais, além de continuar a sua carreira literária.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...