quarta-feira, 31 de outubro de 2018

31 DE OUTUBRO - HELMUT NEWTON


EFEMÉRIDE - Helmut Newton, de seu nome original Helmut Neustädter, fotógrafo alemão, naturalizado australiano, conhecido pelos seus estudos de nus femininos, nasceu em Berlim no dia 31 de Outubro de 1920. Morreu em Los Angeles, em 23 de Janeiro de 2004.
Filho de um judeu alemão e de uma americana, desde muito jovem se interessou por fotografia, tendo sido trabalhador/estudante da fotógrafa alemã Yva (Else Neulander Simon), a partir de 1936.
Estudou no liceu Werner von Trotschke de Berlim e, depois, na Escola Americana, também em Berlim. 
Fugiu da Alemanha em 1938, para escapar à perseguição nazi aos judeus. Trabalhou algum tempo em Singapura, como fotógrafo da Straits Times, antes de se estabelecer em Melbourne, na Austrália.
Ao chegar à Austrália, ficou internado num campo de concentração, assim como muitos outros «estrangeiros inimigos». Posteriormente, serviu no exército australiano, como motorista de camião, durante a Segunda Guerra Mundial.
Em 1946, instalou um estúdio fotográfico, no qual trabalhou principalmente como fotógrafo de moda. Pouco tempo depois, tornou-se cidadão australiano.
Nos anos seguintes, viveu em Londres e Paris, e trabalhou para a “Vogue francesa”.
Criou um estilo muito particular de fotografia, marcado pelo erotismo, frequentemente com alusões sadomasoquistas e fetichistas. A sua notoriedade aumentou nos anos 1980, com a série “Big Nudes”. Fez trabalhos para a revista “Playboy”.
Durante a sua carreira, fotografou modelos e artistas famosas, como Catherine Deneuve, Sylvie Vartan, Brigitte Nielsen, Grace Jones, Kate Moss, Karen Mulder, Monica Bellucci, Cindy Crawford e Claudia Schiffer.
Passou os últimos anos de vida em Monte Carlo e em Los Angeles. Morreu num acidente de automóvel na Califórnia.
Era cavaleiro da Ordem das Artes e das Letras (França - 1990); recebeu a Grande Cruz do Mérito (Alemanha - 1992); e entre outras condecorações, era oficial das Artes, Letras e Ciências (Mónaco).

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...