segunda-feira, 1 de outubro de 2018

1 DE OUTUBRO - DONNY HATHAWAY


EFEMÉRIDE - Donny Hathaway, cantor e compositor norte-americano de soul, gospel e jazz, nasceu em Chicago no dia 1 de Outubro de 1945. Morreu em Nova Iorque, em 13 de Janeiro de 1979. Tem como maiores sucessos as músicas “A Song for You”, “QJealous Guy”, “For All We Know” e “The Closer I Get to You”.
Donny Hathaway foi criado pela avó, cantora de gospel, que o iniciou na música desde os 3 anos.  Aprendeu a tocar piano. Diplomou-se na Escola Vashon e os seus talentos musicais deram-lhe a oportunidade de integrar a reputada Universidade Howard. Aqui passou três anos, não chegando a diplomar-se, impaciente como estava por se profissionalizar musicalmente.
Teve o seu primeiro contrato profissional, com a gravadora Atlantic Records, em 1969, gravando o primeiro single “The Guetto, Part I”.  No início dos anos 1970, já era considerado uma nova sensação na soul music. Na sua curta carreira, lançou quatro álbuns de estúdio, sendo o primeiro “Everything is everything”, em 1970.
Em 1973, foi-lhe diagnosticada esquizofrenia paranóica, sofrendo de fases de depressão desde os anos 1960. Suicidou-se em 1979, perto do seu quarto de hotel.
Foi homenageado com álbuns especiais, após o seu falecimento, tendo tido influência artística e musical nas novas gerações.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...