quarta-feira, 3 de outubro de 2018

3 DE OUTUBRO - CHARLES DUKE


EFEMÉRIDE - Charles Moss Duke, Jr., astronauta norte-americano, nasceu em Charlotte no dia 3 de Outubro de 1935.
Duke estudou na Lancaster High School e diplomou-se na Farragut Academy em 1953. Obteve um bacharelato na Academia Naval em 1957 e um mestrado em aeronáutica no Massachusetts Institute of Technology em 1964.
Ingressou na Força Aérea e, após formação exaustiva, tornou-se piloto e instrutor sobretudo de caças até 1966, ano em que passou a fazer parte do quadro de astronautas da NASA.
Em 1969, foi CapCom - profissional da NASA que comunica em tempo real com os astronautas no espaço - quando da missão Apollo 11. As suas primeiras palavras a Neil Armstrong e Edwin Aldrin, assim que eles avisaram ter poisado na Lua, foram «Houston, aqui Base da Tranquilidade. Já podemos respirar de novo. Muito obrigado.» e ficaram famosas no mundo inteiro, através da transmissão pela TV.  
Escalado como tripulante-reserva da missão Apollo 13 em 1970, houve a suspeita - não confirmada posteriormente - de ter contraído rubéola, sendo retirado da missão e substituído.
Em 1971, tornou-se o décimo homem (e o mais jovem) a andar na Lua. Foi piloto do Módulo Lunar Orion, na missão Apollo 16, juntamente com o astronauta John Young, na quinta missão tripulada do Programa Apollo ao nosso satélite, tendo poisado na região lunar de Descartes. O Orion passou 71 horas estacionado na Lua e Duke e Young ficaram 20 horas sobre a superfície, num total de três saídas extra-veiculares, colectando quase 100 kg de rochas e realizando diversas experiências científicas, na área mais acidentada da superfície lunar.
Charles Duke retirou-se da NASA e da Força Aérea no fim dos anos 1970, para entrar no mundo dos negócios, sendo hoje dono de uma empresa de investimentos financeiros.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...