sábado, 20 de outubro de 2018

20 DE OUTUBRO - TOM PETTY


EFEMÉRIDE - Tom Petty, de seu nome completo Thomas Earl Petty, compositor, guitarrista e cantor de rock norte-americano, nasceu em Gainesville no dia 20 de Outubro de 1950. Morreu em Los Angeles, em 2 de Outubro de 2017. Iniciou a sua carreira na banda The Epics/Mudcrutch  e foi fundador e vocalista da banda Tom Petty and the Heartbreakers. Também integrou o supergrupo Traveling Wilburys.
Petty vendeu, ao todo, 60 milhões de álbuns. Em 1999, Tom Petty & the Heartbreakers ganharam uma estrela na Calçada da Fama em Hollywood. Em 2002, foram incorporados no Rock and Roll Hall of Fame.
Tom Petty nasceu e cresceu em Gainesville (Flórida), formando-se na Gainesville High School. O seu interesse pela música, e em especial pelo rock & roll, começou ao conhecer Elvis Presley em 1961, quando este foi a Ocala (Flórida), para trabalhar no filme “Follow That Dream”. Petty também disse numa entrevista, muitos anos mais tarde, ter percebido que queria estar numa banda de rock a partir do momento em que viu os Beatles a tocar no “The Ed Sullivan Show”. Um dos seus primeiros professores de guitarra foi Don Felder, que mais tarde se tornou integrante dos Eagles.
Tom tinha uma relação difícil com o pai, que não aceitava que um seu filho fosse «um garoto interessado em artes» e submetia-o a agressões verbais e físicas. Petty era muito próximo da mãe e do irmão.
Quando adolescente, Tom Petty trabalhou na Universidade da Flórida. Apesar de nunca ter estudado lá, uma árvore que plantou nessa época nos terrenos da universidade, é chamada hoje a “árvore Tom Petty”.
Em 1975, mudaram-se para Los Angeles e a banda Mudcrutch dividiu-se. Petty recusou-se a seguir uma carreira solo. Ele, Mike Campbell e Benmont Tench trabalharam com Ron Blair e Stan Lynch, resultando daí a primeira formação dos Heartbreakers. Editaram muitos álbuns de sucesso ao longo dos anos.  
Em 1981, produziram o álbum “Hard Promises”, que entrou no Top 10 das paradas. Prosseguiram, durante muitos anos, uma carreira plena de êxitos.
Tom morreu de paragem cardiorrespiratória. Apesar de ainda ter sido socorrido num hospital de Los Angeles, veio a falecer devido a uma sobredosagem de medicamentos prescritos para as dores, de acordo com os resultados da autópsia. Petty fracturara os quadris, quando da sua última tournée, e sofria de dores horríveis.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...