terça-feira, 30 de outubro de 2018

30 DE OUTUBRO - ÁGOTA KRISTÓF


EFEMÉRIDE - Ágota Kristóf, poetisa, romancista e dramaturga suíça de origem húngara, nasceu em Csíkvánd (Hungria) no dia 30 de Outubro de 1935. Morreu em Neuchâtel (Suíça), em 27 de Julho de 2011. Residiu em Neuchâtel, desde 1956 até ao seu falecimento.
Deixou a Hungria aos 21 anos, juntamente com o marido e a filha de 4 meses. Começou por trabalhar, durante cinco anos, numa fábrica de relógios. À noite, escrevia sobretudo poemas. Aprendeu francês, língua em que iria desenvolver a sua carreira literária.
Na Hungria, estudara em Kőszeg, onde a família se instalara em 1944, e depois em Szombathely, obtendo um bacharelato científico em 1954.
Teve grande sucesso com “La trilogie des jumeaux”, obra que foi traduzida em numerosas línguas. O primeiro volume, “Le Grand Cahier”, recebeu o Prémio Europeu da ADELF, em 1986. Publicou o 2º volume em 1988 (“La Preuve”). O Prémio do Livro Inter 1992 foi ganho pelo último volume da trilogia, “Le Troisième Mensonge”.  
Em 2008, foi galardoada com o Prémio do Estado Austríaco para a Literatura Europeia, pelo o conjunto da sua obra. Em 1988, recebera o Prémio Schiller.
Teve três filhos e divorciou-se duas vezes. Quando morreu, foi cremada e - segundo a sua vontade - as cinzas foram enviadas para a Hungria. Os seus arquivos e o espólio literário encontram-se nos Arquivos Literários Suíços, em Berna.
Em 2011, ano do seu falecimento, o Estado húngaro atribuiu-lhe o Prémio Kossuth.
Publicou 9 obras de teatro, 7 romances e um livro de poemas, este escrito em húngaro.  Le Grand Cahier” foi adaptado ao cinema em 2013, numa co-produção franco-germano-austro-húngara, com realização de János Szász.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...