sábado, 13 de outubro de 2018

13 DE OUTUBRO - NIE HAISHENG


EFEMÉRIDE - Nie Haisheng, piloto militar e astronauta (taikonauta) chinês, nasceu em Hubei no dia 13 de Outubro de 1964. Fez duas missões espaciais do programa Shenzhou.
Piloto de caça, o tenente-coronel Haisheng tornou-se comandante de grupo de combate, comandante de esquadrão e navegador-mestre durante o seu treinamento na Força Aérea do Exército de Libertação Popular.
Antes da sua carreira no programa espacial chinês, Haisheng quase perdeu a vida num acidente aéreo em 1989, quando o motor do seu caça explodiu a quatro mil metros de altitude durante um treino, entrando em parafuso com um incêndio dentro da cabina. Tentando recuperar o controlo do avião, esperou até estar quase a 400 m do solo, antes de se ejectar da cabina incendiada. Foi condecorado com a Medalha do Mérito pela Força Aérea devido ao seu sangue-frio e autocontrolo durante aquela situação de emergência.
Seleccionado para a primeira equipa de taikonautas chineses em 1998, Haisheng foi lançado em órbita na missão Shenzhou 6, juntamente com o comandante Fei Junlong, em Outubro de 2005, para uma viagem de cinco dias em órbita da Terra, na segunda missão espacial tripulada da China.
Voltou ao espaço em Junho de 2013, no comando da nave Shenzhou 10, para quinze dias de estadia e experiências científicas no laboratório orbital chinês Tiangong 1. Regressou à Terra em 26 de Junho, após duas semanas em órbita.
O asteróide 9517 Niehaisheng foi assim baptizado em sua homenagem.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...