quarta-feira, 17 de outubro de 2018

17 DE OUTUBRO - GRAÇA MACHEL


EFEMÉRIDE - Graça Simbine Machel, política e activista dos direitos humanos moçambicana, nasceu em Incadine no dia 17 de Outubro de 1945. Foi primeira-dama de Moçambique, desde 1976, quando se casou com Samora Machel, o primeiro presidente moçambicano, falecido em 1986. Em 1998, casou-se com Nelson Mandela, o primeiro presidente negro da África do Sul. Pelos casamentos, Graça Machel tornou-se a única pessoa no mundo a ser primeira-dama de mais de uma nação. Com Samora Machel, teve dois filhos: Josina e Malengani.
Oriunda de uma família de camponeses, estudou em escolas administradas por missionários metodistas. Beneficiando de uma bolsa de estudos, ingressou depois num liceu de Maputo (então Lourenço Marques). Licenciou-se em Filologia da língua alemã, na Universidade de Lisboa. Voltou a Moçambique em 1972, como professora, e lutou clandestinamente com a FRELIMO durante a Luta Armada de Libertação Nacional.
Na Tanzânia, onde estava instalada a sede da Frelimo, aprendeu o manejo de armas. Conheceu Samora Machel durante uma missão de “correio” à província de Cabo Delgado, em Moçambique. Na Tanzânia, foi directora-adjunta de uma escola da Frelimo, durante dois anos. 
Conquistada a independência de Moçambique em 1975, casou com Samora Machel e viria a ser ministra da Educação e da Cultura no primeiro governo moçambicano, durante cerca de 14 anos. No seu mandato, substituiu os programas da época colonial e criou o ensino nocturno para adultos.
Após a morte de Samora Machel, num acidente aéreo, continuou a sua actividade política no partido Frelimo e criou uma organização sem fins lucrativos - a Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade. Em 1990, foi nomeada pelo secretário-geral da Organização das Nações Unidas para o Estudo do Impacto dos Conflitos Armados na Infância. Como reconhecimento pelo seu trabalho, recebeu a Medalha Nansen das Nações Unidas. em 1995. Em 1998, foi um dos dois vencedores do Prémio Norte-Sul.
Conheceu Mandela em 1990, pouco depois da sua libertação e tornaram-se amigos.  Nelson Mandela separou-se da esposa Winnie em 1992, divorciando-se em 1996. Graça Machel e Nelson Mandela passaram a aparecer juntos em público, casando-se em 1998. Mandela era presidenta da África do Sul desde 1994.
Graça Machel optou por conservar o apelido do seu primeiro marido em sua homenagem.
Graça é presidente do Conselho de Administração da Universidade da Cidade do Cabo. Entre as honrarias recebidas, salientam-se: doutora em Letras pela University of Glasgow (2001); doutora Honoris Causa pela University of Essex, Inglaterra (1997); doutora Honoris Causa pela University of Cape Town, África do Sul (1993); e doutora Honoris Causa pela Universidade de Évora, Portugal (2008).
Graça Machel é licenciada também em Direito e fala seis línguas, além do seu dialecto natal (Tsonga).

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...