sábado, 6 de outubro de 2018

6 DE OUTUBRO - VALESCA POPOZUDA


EFEMÉRIDE - Valesca Popozuda, de seu verdadeiro nome Valesca Reis Santos, cantora, compositora, apresentadora e dançarina brasileira, nasceu no Rio de Janeiro em 6 de Outubro de 1978.
Foi vocalista do grupo feminino Gaiola das Popozudas entre 2000 e 2012, sendo uma das responsáveis por disseminar o funk carioca no Brasil. Em 2012, iniciou uma carreira a solo e, no ano seguinte, lançou a canção “Beijinho no Ombro”, um sucesso em todo o país. Valesca é considerada a Rainha do Funk.
Nascida e criada numa família humilde de Irajá, bairro do subúrbio carioca, sempre foi seu desejo seguir uma carreira artística. Entre outras ocupações profissionais, no início da sua trajectória, trabalhou durante alguns anos num posto de gasolina.
Casou-se ainda na adolescência. Actualmente, está divorciada e possui um único filho, chamado Pablo. Não costuma falar muito da sua vida pessoal, sendo discreta. Aparece algumas vezes na imprensa, sempre com um novo namorado.
Em 2000, fundou o grupo de funk carioca Gaiola das Popozudas. A sua primeira música foi “Vai Danada”, lançada no começo da década de 2000. Conseguiu grande projecção nacional em 2007, após o lançamento das músicas de sucesso “Late Que Eu Tô Passando” e “Agora Sou Solteira”, apresentadas respectivamente nos DVD “Tsunami” e “Tsunami II”.
As suas músicas já foram lançadas ou remixadas e incluídas em compilações de muitos DJ internacionais. O grupo foi um dos pioneiros do neo-feminismo dentro do funk. Entretanto, houve polémicas relacionadas com o conteúdo das suas letras, que abusavam de palavras de baixo calão, sendo algumas vezes censuradas pelas rádios. Entre as músicas mais recentes, estão “Quero Te Dar, My Pussy”, “Larguei Meu Marido” e “Tô Que Tô Pegando Fogo”. Fizeram tournées internacionais, principalmente nos Estados Unidos e na Europa.
Em 2012, Valesca anunciou a sua saída do grupo, para se dedicar então a uma carreira a solo, deixando a sua irmã Gessica Santos como vocalista.
Em Abril de 2012, lançou o seu primeiro trabalho solo, o single promocional “Mama”, anunciada como a última canção explícita, antes da reestruturação da sua carreira.
Após um ano a trabalhar uma nova imagem, em Agosto de 2013, publicou o seu primeiro single a solo, “Beijinho no Ombro”, através do iTunes, de forma independente. O videoclip da canção foi lançado em Dezembro, no canal oficial da cantora no YouTube. Logo no primeiro dia, o videoclip alcançou mais de 500 mil visualizações; no segundo dia, já tinha ultrapassado 690 mil. No terceiro dia, o vídeo já havia sido visto por mais de um milhão de vezes, sendo bastante partilhado nas redes sociais. Actualmente, já conta com mais de 40 milhões de visualizações.
Em 2014, assinou um contrato com a gravadora Universal Music. Está a ser preparado um documentário autobiográfico, “Da Favela para o Mundo”, uma parceria entre os canais Fox e Multishow. Gravou o videoclip da canção “Eu Sou a Diva Que Você Quer Copiar”, para uma campanha publicitária, que se tornou depois um single oficial da cantora. Durante o Carnaval, lançou o seu terceiro single “Sou Dessas”.  Em 2016, publicou o seu quarto single, intitulado “Boy Magia”.
Além do funk, Valesca também ganhou grande projecção na imprensa brasileira por conta da sua participação nos carnavais. Foi rainha de bateria da Escola de Samba Porto da Pedra, nos anos de 2009 e 2010. De 2010 a 2012, esteve como madrinha de bateria da Escola de Samba Águia de Ouro. Nesse mesmo período, foi destaque da Escola de Samba Salgueiro. Em 2013, voltaria como rainha de bateria da Escola de Samba Porto da Pedra. Devido a compromissos profissionais, só desfilou como destaque da Salgueiro naquele ano. Valesca foi convidada a ser rainha de bateria da Escola de Samba Império Rubro-Negro em 2014 e continuará como destaque da Escola de Samba Salgueiro.
Em 2011, participou na quarta edição do reality showA Fazenda”, da Rede Record. Em 2013, fez uma participação especial na telenovela “Amor à Vida”. Em Setembro de 2017, ingressou na rádio Mix FM Rio de Janeiro como apresentadora do programa semanal “The Bate Boca”, juntamente com Leo Dias e Bruno Chateaubriand.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...