sexta-feira, 11 de março de 2022

11 DE MARÇO - MANUEL DA FONSECA

EFEMÉRIDE - Manuel da Fonseca, de seu nome completo Manuel Lopes Ferreira Fonseca, escritor (poeta, contista, romancista e cronista) português, morreu em Lisboa no dia 11 de Março de 1993. Nascera em Santiago do Cacém, em 15 de Outubro de 1911.  

Após ter terminado o ensino básico, Manuel da Fonseca prosseguiu os seus estudos em Lisboa. Estudou no Colégio Vasco da Gama, Liceu Camões, Escola Lusitânia e Escola de Belas-Artes. Apesar de não ter sobressaído na área das Belas-Artes, deixou alguns registos do seu traço, sobretudo nos retratos que fazia de alguns dos seus companheiros de tertúlias lisboetas, como é o caso do de José Cardoso Pires. Durante os períodos de interregno escolar, aproveitava para regressar ao seu Alentejo de origem. Daí que o espaço de eleição dos seus primeiros textos seja o Alentejo. Só mais tarde e a partir de “Um Anjo no Trapézio” é que o espaço das suas obras passa a ser a cidade de Lisboa.

Membro do Partido Comunista Português (PCP), Manuel da Fonseca fez parte do grupo do Novo Cancioneiro e é considerado por muitos como um dos melhores escritores do Neo-realismo português. Nas suas obras, carregadas de intervenção social e política, relata como poucos a vida dura do Alentejo e dos alentejanos.

A sua vida profissional foi muito díspar, tendo-a exercido nos mais diferentes sectores: comércio, indústria, revistas e agências publicitárias, entre outros.

Era membro da Sociedade Portuguesa de Escritores quando esta atribuiu o Grande Prémio da Novelística a José Luandino Vieira e à sua obra Luuanda”, o que levou ao encerramento desta instituição e à detenção de alguns dos seus membros na prisão de Caxias, entre os quais Manuel da Fonseca.

Em 25 de Outubro de 1983, foi agraciado com o grau de comendador da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada.

Em sua homenagem, a Escola Secundária de Santiago do Cacém denomina-se Escola Secundária Manuel da Fonseca e as bibliotecas municipais de Castro Verde e Santiago do Cacém, Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca.

Colaborou nos seguintes jornais e revistas: “Árvore”, “Vértice”, “O Diabo”, “O Diário”, “Seara Nova”, “A Capital” e “Atlântico”.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...