terça-feira, 22 de março de 2022

22 DE MARÇO - REESE WITHERSPOON

EFEMÉRIDE - Laura Jean Reese Witherspoon, actriz, produtora e empresária norte-americana, vencedora do um Oscar de Melhor Actriz, nasceu em New Orleanas no dia 22 de Março de 1976.  Iniciou a sua carreira como actriz infantil e modelo, fazendo a sua estreia profissional em “The Man in the Moon” (1991), com o qual foi nomeada para o Young Artist Award.

O papel revelação de Witherspoon veio em 2001, em Legalmente Loira”, no papel de Elle Woods, pelo qual recebeu o reconhecimento internacional e a sua segunda nomeação para o Globo de Ouro.

No ano seguinte, estrelou a comédia romântica “Sweet Home Alabama” (2002), que surgiu como o seu maior sucesso comercial live-action. Em 2005, Witherspoon recebeu grande atenção pela sua interpretação de June Carter em “Walk the Line”, que lhe rendeu o Oscar, o Globo de Ouro, o BAFTA, o Screen Actors Guild Award e o Critics Choice Award de Melhor Actriz.

Os seus outros filmes incluem: Legally Blonde 2: Red, White & Blonde” (2003), “Monster vs. Aliens” (2009) e “Water for Elephants” (2011).

Em 2014, Witherspoon produziu o suspenseGone Girl” e foi aclamada pela crítica por retratar Cheryl Strayed em Wild, pelo qual ela ganhou a sua segunda nomeação para Oscar de Melhor Actriz.

Filha de um médico cirurgião e de uma enfermeira pediátrica e professora universitária, Witherspoon é descendente directa de John Witherspoon, signatário da Declaração de Independência dos Estados Unidos e fundador da Universidade de Princeton.

Por seu pai ter trabalhado para as Forças Armadas norte-americanas em Wiesbaden, Alemanha, Witherspoon ali viveu durante quatro anos. Ao voltar para os Estados Unidos, Witherspoon viveu longo período da sua infância e adolescência em Nashville, onde a família frequentava a igreja Episcopal. Após a conclusão do Ensino Médio na conceituada Harpeth Hall School, ela ingressou na Universidade de Stanford, no curso de Literatura, mas abandonou-o após um ano para dedicar-se à carreira de actriz. Witherspoon fundou uma produtora denominada Type A, apelido dado à actriz pela sua fama de organização.

Witherspoon iniciou a sua carreira em comerciais e construiu uma significativa filmografia actuando tanto em comédias como em dramas. Começou com o filme O Homem Na Lua” e o seu currículo inclui como papéis: Vanessa Lutz em “Sem Saída” (1996, com Kiefer Sutherland e Brooke Shields) e Tracy Flick em “Election”. Teve participação na premiadíssima série “Friends”, fazendo o papel de Jill, irmã de Rachel (Jennifer Aniston).

Ela dobrou Greta Wolfecastle num episódio de “Os Simpsons”. Tornou-se mais conhecida e saltou para a fama protagonizando a sátira sobre os preconceitos que pesam sobre uma loira ingénua e superdotada, defensora dos animais, sempre vestida com roupas cor-de-rosa nos dois filmes “Legalmente Loira”, de 2001, e a sequência “Legalmente Loira 2”, tornando-se a actriz mais bem paga de Hollywood.

Participou e produziu o seu último filme/última comédia “Surpresas do Amor”. Numa lista sobre as celebridades mais bem pagas de Hollywood em 2007, Reese Witherspoon alcançou a primeira posição.

Actualmente, está cheia de projectos e a produtora Type A está a produzir todos os seus últimos trabalhos. Reese também é a embaixatriz dos comerciais da marca americana de cosméticos Avon.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...