terça-feira, 29 de março de 2022

29 DE MARÇO - TIAGO NENÉ

EFEMÉRIDE - Tiago Nené, poeta e tradutor português, nasceu em Tavira no dia 29 de Março de 1982.

Publicou Versos Nus”, em Setembro de 2007 (ed. Magna). Editou em Espanha, com edição bilingue, o livro Polishop(Colecção Palavra Ibérica - ed. Punta Umbría) e, em 2012, Relevo Móbil Num Coração de Tempo(ed. Lua de Marfim). Publicou, ainda, em 2011, sob o pseudónimo ‘Sylvia Beirute’, o livro “Uma Prática para Desconserto(ed. 4águas).

Em 2013, recebeu uma menção honrosa no Prémio Nacional de Poesia da Vila de Fânzeres, com o livro ainda inédito “Nuvem com Superfície variável”.

Em 2017 venceu a 12ª edição do Prémio Literário Maria Amália de Carvalho (modalidade de Poesia) com a obra “Este Obscuro Objecto do Desejo”. O júri, constituído por Isabel Mendes Ferreira, António Correia Tavares (representando a Associação Portuguesa de Escritores) e Margarida Vale de Gato deliberou por unanimidade.

Traduziu para português os livros: “O Sítio Justo”, de Rafael Camarasa, “Agência do Medo”, de Santiago Aguaded Landero, “Decantação”, de Aida Monteón, “Na barca Lusitana” (antologia de poesia de Porto Rico) e “Ninho”, de Jaime Romero Ruiz de Castro.

Desenvolveu actividades na promoção da poesia do Algarve e pequenos cursos de escrita. Tem escrito em diversas publicações, como a revista “Minguante”, o “Jornal Mundo Universitário”, “Revista Big Ode”, “Revista Inútil”, “Piolho”, “Estúpida” e “Sulscrito”, entre outras. Fundou com Fernando Esteves Pinto a associação cultural Linguagem de Cálculo e participou no Sulscrito. Fundou o Texto-al, com Luís Ene e Carlos Campaniço.

Participou, como autor convidado, em encontros e conferências de escritores como o Palavra Ibérica (Punta Umbría), Edita (Huelva), Raias Poéticas (Famalicão) e Correntes d’Escritas (Póvoa de Varzim).

Está representado em diversas antologias de poesia, com destaque para “Os Dias do Amor - Um Poema Para Cada Dia do Ano(Ministério dos Livros, 2009); “100 Poemas Para Albano Martins” (Labirinto, 2012), “Algarve - 12 Poetas a Sul do Século XXI” (Livros Capital, 2012) e “Meditações sobre o Fim” (Hariemuj, 2012).

É licenciado em Direito pela Universidade Católica Portuguesa (Lisboa) e é advogado em Faro.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...