sexta-feira, 18 de março de 2022

18 DE MARÇO - JAMES REILLY

EFEMÉRIDE- James Francis Reilly, astronauta e geólogo norte-americano, veterano de três missões no espaço do programa do Ónibus Espacial, nasceu na Base Aérea de Mountain Home no dia 18 de Março de 1954.

Graduado com bacharelado, mestrado e doutorado em Geociências, Reilly é oficial da reserva da Marinha dos Estados Unidos. Como geólogo, participou nas expedições científicas à Antártica e trabalhou para empresas particulares de exploração de minérios e prospecção de gás e petróleo, no fim dos anos 1970 ao começo dos anos 1990. Paralelamente, participou em projectos de pesquisa biológica em águas profundas, passando 22 dias submerso em veículos de pesquisa marinha em grande profundidade, operados por institutos oceanográficos e pela marinha americana.

Seleccionado pela NASA em 1994, Reilly completou um ano de treinos no Centro Espacial Lyndon B. Johnson, em Houston, e foi qualificado como especialista de missão em voos orbitais.

Foi ao espaço pela primeira vez em 1998, na nave Endeavour e, novamente em 2001, na missão STS-104, trabalhando tanto na Estação Espacial Internacional como na estação russa Mir. Nestas duas primeiras missões, acumulou um total de 517 horas em órbita, incluindo três caminhadas no espaço.

Em 8 de Junho de 2007, subiu ao espaço pela terceira vez na missão STS-117 Atlantis, para uma missão de treze dias na ISS, que instalou os grandes painéis solares da estação.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...