sexta-feira, 4 de março de 2022

4 DE MARÇO - SIMÃO MORGADO

EFEMÉRIDE - Simão Morgado, nadador português, recordista nacional dos 50 m e 100 m mariposa, nasceu em Lisboa no dia 4 de Março de 1979.

Bateu o recorde nacional dos 100 m mariposa 13 vezes. É um dos melhores nadadores em Portugal no estilo de mariposa. Simão Morgado, com 1,84 m de estatura e 77 kg de peso, é o único nadador português que participou seis vezes no Campeonato do Mundo e quatro vezes nos Jogos Olímpicos.

Simão Morgado iniciou a sua carreira em 1985 representando os Bombeiros Voluntários do Cacém. Seguiu-se o SL Benfica em 1987 e, em 1994, rumou ao Clube Natação da Amadora onde ficaria durante quase uma década. Só em 2013, seguiria para CF Os Belenenses.

Em 2004, nos Campeonatos Europeus de piscina longa em Barcelona, Simão Morgado qualificou-se para a final dos 100 m mariposa e ficou em 6º lugar de entre os 8 qualificados, uma excelente prestação do atleta e uma das melhores de sempre de um português nestes campeonatos.

Em 2006, nos Campeonatos Europeus de piscina longa em Budapeste, alcançou nas meias finais dos 50 m mariposa um tempo (24.05) que lhe deu o 19º lugar no ranking mundial, à frente de nadadores como Mark Foster (ex-hexacampeão mundial de piscina curta e ex-decacampeão europeu de piscina curta), Thomas Rupprath (actual recordista mundial dos 50 m costas de piscina curta e piscina longa, ex-vice-campeão olímpico e ex-bronze olímpico) e Lars Frölander (ex-campeão olímpico dos 100 m mariposa e ex-bi-vicecampeão olímpico), bem como o acesso à final do campeonato, um 9º lugar no ranking europeu e um novo recorde nacional absoluto.

O final da carreira de Simão Morgado como atleta de alta competição aconteceu no Campeonato Nacional de Natação realizado em 26 de Julho de 2015, n cidade de Coimbra.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...