domingo, 27 de março de 2022

27 DE MARÇO - ANNE RAMSEY

EFEMÉRIDE - Angelina Anne Ramsey, actriz norte-americana, nasceu em   Omaha, Nebrasca, no dia 27 de Março de 1929. Morreu em Los Angeles, em 11 de Agosto de 1988.

Ficou conhecida por interpretar os papéis de Mamma Fratelli em “Os Goonies” e Sra. Lift em Atire a mamã do combóio”, papel pelo qual foi nomeada para o Oscar e Globo de Ouro.

Anne era filha de Eleanor Smith Mobley (1906/1964), tesoureira do Grupo de Escoteiras dos Estados Unidos, e de Nathan Mobley, executivo na área de seguros. A mãe era descendente de peregrinos da colónia de Plymouth e o seu tio foi embaixador dos Estados Unidos na Suécia, David S. Smith.

Anne cresceu em Great Neck, no estado de Nova Iorque, e em Greenwich, Connecticut. Estudou no Bennington College ao começar a interessar-se pelo teatro e actuou em várias produções da Broadway durante a década de 1950. Foi nessa época que ela conheceu o seu futuro marido, o também actor Logan Ramsey, com quem se casou em 1954. O casal mudou-se para a Filadélfia, onde fundaram a sua própria companhia de teatro.

Na década de 1970, Anne começou uma carreira de sucesso em Hollywood em papéis coadjuvantes, tendo trabalhado em séries como “Wonder Woman” e “Three’s Company”. Ao lado do marido, trabalhou em sete filmes, incluindo a sua primeira longa-metragem, “The Sporting Club” (1971) e a última Meet the Hollowheads” (1989).

Em 1988, Anne foi nomeada para o Oscar da Academia de Melhor Actriz Coadjuvante e para o Globo de Ouro na mesma categoria pelo seu papel em Throw Momma from the Train (1987), ao lado de Billy Crystal e Danny DeVito. O filme também lhe rendeu o seu segundo Saturn Award, o primeiro deles fora por “Os Goonies” (1985). Em Fevereiro de 1988, estrelou um episódio da série “ALF”, que foi transmitido seis meses antes da sua morte.

Um dos traços marcantes da sua performance era a fala levemente arrastada que lhe conferia um ar rabugento, que foi essencial para o papel de “Throw Momma from the Train”. Isso foi causado pela perda de parte da língua e da mandibula durante uma cirurgia ao cancro do de esófago, em 1984.

Em 1988, o cancro voltou e ela faleceu em Agosto, no Hospital Cedars-Sinai, em Los Angeles, aos 59 anos. Foi sepultada no Cemitério de Forest Lawn Memorial Park, em Omaha. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...