terça-feira, 15 de março de 2022

15 DE MARÇO - ALAN BEAN

EFEMÉRIDE - Alan LaVern Bean, astronauta norte-americano, integrante da missão Apollo 12 e o 4º homem a pisar na Lua, nasceu em Wheeler no dia 15 de Março de 1932. Morreu em Houston, em 26 de Maio de 2018.  

Nascido no Texas, doutor em Ciências e ex-piloto de caças, foi seleccionado em 1963 para o grupo de astronautas da NASA e o seu primeiro voo espacial. Seis anos depois, assumiu o posto de piloto do Módulo Lunar Intrepid na missão Apollo 12, a segunda a pousar na Lua, na área chamada de Oceano das Tormentas, em 19 de Novembro de 1969.

De Julho a Setembro de 1973, ele comandou a missão Skylab 3, a segunda equipa do laboratório espacial Skylab, junto com os astronautas Jack Lousma e Owen Garriott, passando um total de treze horas trabalhando fora da nave, durante a missão de 59 dias em órbita.

Em 1981, depois de quase vinte anos na NASA, Bean encerrou a sua carreira e tornou-se pintor, ficando rico com os seus quadros, que mostram, segundo ele, imagens nunca vistas pessoalmente por outros artistas, baseadas em tudo o que pôde ver e sentir durante os seus anos de astronauta e as suas experiências na Lua e no espaço.

Em Setembro de 2016, aos 84 anos, inaugurou uma estátua criada em sua homenagem na sua cidade natal, em frente ao Wheeler Historical Museum.

Alan Bean morreu aos 86 anos de idade, em 2018. A sua morte surgiu de uma repentina doença durante uma viagem em Fort Wayne, Indiana, duas semanas antes.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...