domingo, 20 de março de 2022

20 DE MARÇO - WILLIAM HURT

EFEMÉRIDE - William McChord Hurt, actor norte-americano, nasceu em Washington no dia 20 de Março de 1950. Morreu em Portland, em 13 de Março de 2022. Recebeu o prémio de Melhor Actor tanto no Festival de Cannes (1985) como nos Óscars (1986) pelo seu desempenho em “Kiss of the Spider Woman”.

O actor, em folga das filmagens da longa-metragem “O Beijo da Mulher Aranha”, sofreu um sequestro-relâmpago em São Paulo, Brasil. O facto aconteceu quando ele foi rendido, ao chegar a casa dos pais de sua namorada brasileira, tendo ficado na mira de revólveres durante aproximadamente uma hora. No dia seguinte, o grupo criminoso foi preso e uma das integrantes foi morta.

A produção do filme “O Beijo da Mulher Aranha” impediu que o facto fosse veiculado pela imprensa para não atrair atenção negativa sobre o filme. O actor revelou o ocorrido somente em 2010, quando foi entrevistado para uma rádio pública dos Estados Unidos.

Hurt faleceu recentemente, a uma semana de completar 72 anos de idade.

Em Maio de 2018, tinha sido diagnosticado com cancro terminal de próstata e metástase nos ossos. Ele morreu de complicações da doença, na sua casa em Portland, Oregon.

Durante a sua carreira foi ainda nomeado para os Oscars (Melhor Actor) por mais duas vezes.: 1987 (“Children of a Lesser God”) e 1988 (“Broadcast News”).  Teve uma nomeação para Melhor Actor coadjuvante, em “A History of Violence” (2005).

Foi igualmente nomeado para os Emmy Awards: 2009 (série) e 2010 (mini-série ou telefilme); e para o Globo de Ouro Melhor Actor Revelação em 1980, a que se seguiriam várias outras nomeações em diversas categorias, durante a sua vida artística.  

Ganhou um BAFTA, na categoria de Melhor Actor, com “Kiss of the Spider Woman”.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...