quarta-feira, 9 de março de 2022

9 DE MARÇO - SYLVIE ROCHA

EFEMÉRIDE - Sylvie Rocha, actriz portuguesa, nasceu em 9 de Março de 1970.Após completar o Curso de Formação de Actores do Instituto de Ficção, Investigação e Criação Teatral (IFICT), ingressa na Escola Superior de Teatro e Cinema do Instituto Politécnico de Lisboa (Curso de Teatro/Formação de Actores).

No teatro, trabalhou com Rogério de Carvalho, Joaquim Benite, Jorge Listopad, Miguel Guilherme, José Martins e José Wallenstein. Com Os Satyros participou em “Woyzeck”, de Büchner (Teatro da Trindade). Com Brigitte Jacques, fez “Sertório”, de Pierre Corneille (Teatro da Cornucópia). Trabalhou com Luís Pais em “Nada do Outro Mundo”, de António Cabrita e com Manuel Wiborg em “O Amante de Ninguém”, baseado em Dostoiévski, e “Universos e Frigoríficos”, de Jacinto Lucas Pires. Nos Artistas Unidos interpretou Bertolt Brecht, Pier Paolo Pasolini, Jon Fosse, William Shakespeare e Sarah Kane, sendo dirigida por Pedro Marques, Solveig Nordlund e Jorge Silva Melo.

No cinema, trabalhou com os realizadores Pedro M. Ruivo, Joaquim Sapinho (“Corte de Cabelo)”, João César Monteiro (“A Comédia de Deus”), Jorge Silva Melo (“António, Um Rapaz de Lisboa”), Jacinto Lucas Pires (Cinemamor”), Pedro Caldas e José Fonseca e Costa (“O Fascínio”), entre outros.

Entre 1992 e 2017, fez 26 trabalhos para televisão. Entre 1992 e 2019 participou em 165 filmes de cinema. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...