sexta-feira, 25 de março de 2022

25 DE MARÇO - JIM LOVELL

EFEMÉRIDE - James Arthur “Jim Lovell Jr., ex-astronauta, aviador naval e piloto de testes norte-americano, nasceu em Cleveland no dia 25 de Março de 1928. Serviu na Marinha dos Estados Unidos e foi seleccionado em 1962 no Grupo 2 de Astronautas da NASA, voando em quatro missões espaciais: Gemini VII, Gemini XII, Apollo 8 e Apollo 13.

Lovell combateu na Guerra da Coreia servindo na aviação naval americana e assumindo a função de piloto de testes após a guerra. Em 1962, foi seleccionado para a equipa de astronautas da NASA e enviado pela primeira vez ao espaço como piloto de missão Gemini VII, para o primeiro encontro espacial com outra nave, a Gemini VI A; em 1966, fez o seu segundo voo, como comandante da Gemini XII, a última missão do projecto Gemini, junto com o astronauta Edwin “Buzz” Aldrin, o segundo homem a pisar na Lua.

Em Dezembro de 1968, James Lovell fez parte da primeira tripulação a entrar em órbita da Lua na Apollo 8, juntamente com Frank Borman e William Anders e, em 1970, partiu na viagem que o tornaria famoso em todo o planeta.

Em 11 de Abril de 1970, Lovell, Fred Haise e John Swigert partiram para a Lua na missão Apollo 13, com o objectivo de realizarem o terceiro pouso lunar, na região conhecida como Fra Mauro. Entretanto, durante a viagem de ida, o tanque de oxigénio da espaçonave explodiu, fazendo com que a tripulação perdesse grande parte da energia, oxigénio e água da nave.

Enquanto o mundo acompanhava em suspense durante quatro longos dias, Lovell e a tripulação da Apollo 13 cancelaram o pouso e passaram a lutar pelas suas vidas junto com a equipa de terra no Centro Espacial Lyndon Johnson, em Houston, racionando todo o seu suprimento de sobrevivência a bordo, fazendo uma volta em torno da Lua e conseguindo regressar sãos e salvos à Terra apesar de toda a adversidade. Com este acidente na Apollo 13 e depois de fazer parte da tripulação da Apollo 8, Jim Lovell tornou-se o único astronauta a ir à Lua duas vezes sem nunca conseguir pisar nela.

Os seus quatro voos espaciais, na Gemini e na Apollo, fizeram dele o recordista em tempo passado no espaço, antes das estações espaciais, num total de 715 horas.

Em parceria com o escritor Jeffrey Kluger, Jim Lovell escreveu o livro sobre a suas experiências na missão Apollo 13, “Lost Moon: The Perilous Voyage of Apollo 13”, e foi baseado nele que o realizador Ron Howard fez o filme de sucesso mundial.

No filme, ele - que foi retratado por Tom Hanks, mas preferia ter sido representado por Kevin Costner, com quem se achava muito mais parecido na juventude - faz uma pequena ponta como comandante do porta-aviões USS Iwo Jima, usado no resgate real do mar da cápsula espacial, quando de seu retorno à Terra.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...