quarta-feira, 30 de março de 2022

30 DE MARÇO - NELO VINGADA

EFEMÉRIDE - Eduardo Manuel Martinho “Nelo Vingada, treinador de futebol português, nasceu em Serpa no dia 30 de Março de 1953.

Os eus primeiros passos como treinador de futebol profissional, foram no CF Belenenses e na A. Académica de Coimbra na temporada 1982/1983, quando foi treinador adjunto de Mário Wilson. SU Sintrense e UD Vilafranquense foram as suas equipas a seguir, como u treinador.

Na temporada 1986/1987, Vingada foi apontado como um treinador assistente de Selecção de Portugal Sub-20, juntamente com Carlos Queiroz. Ele foi o treinador-adjunto para a Selecção Português no Campeonato Mundial da Juventude de 1989, em Riade, tendo sido feito oficial da Ordem do Infante D. Henrique em 22 de Março desse ano. Em 1991, em Lisboa, com Carlos Queiroz como treinador principal, ambos ganhos por Portugal.

Vingada foi apontado como treinador de Portugal Sub-20 e a sua equipa participaram em 1995 no Campeonato Mundial da Juventude. Neste torneio, Portugal Sub-20 terminou em 3º lugar.

A equipa olímpica sob a sua gestão participou, em 1996, em Atlanta nos Jogos Olímpicos e, depois de uma vitória sobre a Tunísia (2-0) e empates 1-1 com Argentina e Estados Unidos, terminou em 2º lugar no Grupo A com os mesmos pontos e a mesma diferença que a primeira colocada, a Argentinos (mas com menos golos marcados).  Em seguida, nos quartos-de-final, uma vitória sobre a França (2-1) após o tempo extra, garantiu-lhes um lugar nas meias-finais. Mais uma vez eles jogaram contra a Argentina, mas desta vez os sul-americanos ganharam 2-0. Na disputa da medalha de bronze, em que enfrentou um Brasil forte e cheia de estrelas mundiais, Portugal foi derrotado por 5-0. Esta participação continua como a sua melhor sempre, terminando em 4º lugar.

Na temporada 1996/1997, Vingada tornou-se o treinador da equipe nacional da Arábia Saudita, vencendo a Copa da Ásia em 1996 e a classificação para a Copa do Mundo de 1998, sendo demitido da sua posição antes dela ocorrer.

Nas temporadas 1997/1998 e 1998/1999, trabalhou como assistente de direcção para o SL Benfica, juntamente com Graeme Souness, como treinador principal.

Entre 1999 e 2003, Vingada foi treinador do CS Marítimo, uma equipa da Madeira, e ajudou-a a permanecer na 1ªLiga e a ter uma boa prestação na Taça de Portugal.

Na temporada 2003/2004 Vingada tornou-se treinador do clube egípcio Zamalek SC. O clube conquistar a 1ª Liga egípcia, a Arábia Saudita e o Egipto Super Cup e a Banco Africano Super Cup, tudo numa época. Mais tarde, ele foi demitido de sua posição no clube devido a divergências da direcção do clube com as suas políticas de gestão controversa e os seus conflitos contínuos com os melhores jogadores do clube egípcio.

Em 2004/2005 foi treinador do Académica de Coimbra.

Em 2005, tornou o primeiro treinador da equipa nacional egípcia de Sub-23. A equipe não conseguiu chegar aos Jogos Olímpicos que se realizavam em Pequim, em 2008, que era o principal alvo do seu contrato. Embora a Federação de Futebol Egípcia quisesse Nelo Vingada para continuar como treinador da equipa, ele decidiu renunciar ao cargo.

No Verão de 2007, Vingada assinou pelo clube marroquino Wydad AC de Casablanca. Apenas seis semanas após ter assumido o contrato, surpreendentemente, demitiu-se do cargo. A principal razão foi ter sido abordado pela Federação de Futebol da Jordânia para substituir o recém-demitido Mahmoud El-Gohary. Vingada aceitou a oferta para treinar a equipa nacional e Jordânia, assinando um contrato de 16 meses. Vingada mais tarde assumiu a missão de preparar a equipa da Jordânia para o Mundial FIFA 2010, na fase de qualificação. Depois de não conseguir passar a primeira fase das eliminatórias, Vingada decidiu renunciar ao seu cargo.

Em 9 de Fevereiro de 2009, Vingada foi oficialmente nomeado como treinador da equipa iraniana Persepolis lado FC.

Em 17 de Junho de 2009, logo após 5 dias de assinar com o Al-Ahly SC, renunciou ao cargo devido a problemas familiares.

Em 24 de Junho de 2009, foi nomeado treinador do Vitória SC de Guimarães e, em 7 de Outubro de 2009, o contrato cessou, devido a maus resultados.

Em 14 de Dezembro de 2009, foi nomeado treinador do FC Seul, da Coreia do Sul. Em 5 de Dezembro de 2010, sagrou-se campeão da Coreia do Sul, o que não acontecia ao clube há 10 anos. FC Seoul e Vingada não chegaram a acordo sobre as condições salariais e Nelo Vingada voltou a Portugal, onde prosseguiu a sua actividade, com mais algumas presenças no estrangeiro.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...