quinta-feira, 24 de março de 2022

24 DE MARÇO - CURTIS HANSON

FEMÉRIDE - Curtis Hanson, realizador de cinema norte-americano, nasceu em Reno no dia 24 de Março de 1945. Morreu em Los Angeles, em 20 de Setembro de 2016.

Os seus trabalhos como director incluem o filme de suspense psicológico “The Hand That Rocks the Cradle” de 1992, (com Rebecca De Mornay); L.A. Confidentialde 1997; a comédia “Wonder Boys” de 2000; o filme biográfico 8 Mile - Rua das Ilusões” em 2002; e a comédia romântica “In Her Shoes” em 2005.

Dentro da sua filmografia, “L.A. Confidential” foi o filme mais importante, recebendo nove nomeações para os Oscars e levou duas estatuetas, nos prémios de Melhor Actriz coadjuvante para Kim Basinger e a de Melhor Guião adaptado para Hanson e Brian Helgeland.

A sua última longa-metragem foi em 2012, “Chasing Mavericks”, em que ele se afastou antes do fim das filmagens após anunciar problemas de saúde nunca revelados. O filme foi continuado por Michael Apted.

Hanson faleceu na sua própria casa, em 2016, de parada cardíaca. O serviço de atendimento médico foi chamado, mas não houve tempo de o salvar.

Ao todo, recebeu dua nomeações para os Oscars (Melhor Filme e Melhor Realizador) e um Oscar (Melhor Argumento Adaptado); foi nomeado duas vezes para os Globos de Ouro (Melhor Realizador e Melhor Argumento); e foi nomeado três vezes para os BAFTA (Melhor Filme, Melhor Realizador e Melhor Argumento); e ganhou ainda o Prémio Bódi de Melhor Filme Americano, com “L.A. Confidential” (1997).

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...