sexta-feira, 1 de julho de 2022

1 DE JULHO - FERNANDO GUEDES

EFEMÉRIDE - Manuel Fernando Ayres Guedes da Silva, escritor e editor português, nasceu no Porto em 1 de Julho de 1929. Morreu em Lisboa no dia 28 de Agosto de 2016.

Dedicou-se essencialmente à poesia, às belas-artes e à história da cultura, estando ligado ao Concretismo português.

Considerado um poeta da geração da Távola Redonda, assim designada porque diversos poetas publicavam os seus poemas na revista “Távola Redonda”.

Entre as revistas em que colaborou a partir de 1950, pode citar-se a “Tempo Presente” que dirigiu de 1959 a 1961.

Foi o fundador da Editorial Verbo em 1958, assumindo ainda o cargo de presidente do Conselho de Administração (2007).

Chefiou a direcção do Grémio Nacional de Editores e Livreiros no período compreendido entre 1968 e 1972 e, mais tarde, entre 1982 e 1986. Chefiou a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros que substituiu o Grémio entretanto extinto.

Ocupou diversos cargos em várias instituições, como n Conselho Consultivo do Instituto Português do Livro, Conselho Consultivo da Fundação António Quadros, Comissão Nacional para a Língua Portuguesa, Conselho Superior das Bibliotecas Portuguesas, consultor da CEE e da Unesco, presidente da Federação dos Editores Europeus (1988 a 1990), presidente da União Internacional de Editores (1992 a 1996) e vogal do Conselho Superior da Universidade Católica Portuguesa. Era académico efectivo da Academia Nacional de Belas-Artes, da Academia Portuguesa da História e da Associação Portuguesa de Historiadores da Arte.

Foi também um dos fundadores da Sociedade Científica da Universidade Católica Portuguesa.

Foi ainda presidente do clube literário Círculo Eça de Queiroz.

Em 2006, no Real Gabinete Português de Leitura, no Rio de Janeiro, Fernando Guedes apresentou uma comunicação sobre o tema “Notícia de um fracassado negócio de escravos em tempos do marquês de Pombal”.

Entre os  prémios, homenagens e honrarias recebidas, salientam-se: Doutoramento Honoris causa pela Universidade Internacional Menéndez y Pelayo, de Santander; presidente honorário da União Internacional de Editores; Colar de sócio correspondente português do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro; Medalha Municipal de Mérito - Grau Ouro (Câmara Municipal do Porto); Prémio Antero de Quental com a obra “A viagem de Ícaro”; Prémio Nacional de poesia com a obra “Poesias escolhidas 1948 - 1968” (1968); e Prémio Gulbenkian de História Moderna.

Em 28 de Janeiro de 1998, foi feito grande-oficial da Ordem do Infante D. Henrique.

A 10 de Junho de 2011, foi feito grande-oficial da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada.

Recebeu condecorações do governo francês e da Santa Sé.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...