terça-feira, 19 de julho de 2022

19 DE JULHO - ROY BRIDGES

EFEMÉRIDE - Roy Dubard Bridges Jr., ex-astronauta norte-americano, major-general da Força Aérea e ex-director do Centro Espacial John F. Kennedy e do Centro de Pesquisa Langley da NASA, nasceu em Atlanta, no dia 19 de Julho de 1943.

Formado em Engenharia pela Academia da Força Aérea dos Estados Unidos e doutorado na mesma ciência pela Universidade Purdue, serviu na Força Aérea onde foi comandante da Base Aérea de Edwards, depois de se graduar com distinção na prestigiosa Escola de Piloto de Teste da Força Aérea dos Estados Unidos, localizada na mesma base.

Graduado no curso de astronautas da NASA, foi ao espaço em Julho de 1985 na STS-51-F Challenger como piloto do ónibus espacial, uma missão com o Spacelab 2. Após o seu voo, Bridges exerceu funções técnicas e de comando em terra, até assumir a direcção do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, durante mais de seis anos.

Em 2003, passou a dirigir o Langley Research Center em Hampton, na Virgínia, até se aposentar da NASA em 2005. Depois disso, tornou-se executivo da Northrop Grumman.

Foi condecorado, entre outras honrarias, com a Legião do Mérito e a Cruz de Voo Distinto.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...