quinta-feira, 7 de julho de 2022

7 DE JULHO - GEORGE CUKOR

EFEMÉRIDE George Dewey Cukor, realizador de cinema norte-americano de ascendência húngara-judaica, nasceu em Nova Iorque no dia 7 de Julho de 1899. Morreu em Los Angeles, em 24 de Janeiro de 1983.

Filho de um advogado oriundo da Hungria, Cukor estreou-se no cinema como assistente-técnico, em 1918. Em 1926, ao levar para o teatro o romance “O Grande Gatsby” de Scott Fitzgerald, conheceu o sucesso. Da Broadway, migrou para Hollywood, em 1929.

Conhecido pela sensibilidade com que tratava temas relacionados com o universo feminino, era um artesão subtil de comédias e foi frequentemente um forte concorrente ao Oscar de Melhor Realizador, que conquistou em 1964, com comédia musical “My Fair Lady”.

Além de “My Fair Lady”, ele conquistou o público e a crítica com filmes como “A Costela de Adão”, “A Mulher Absoluta”, “Nasce uma Estrela” (com Judy Garland), “Justine”, “Viagens com Minha Tia” e “Ricas e Famosas”, o seu derradeiro filme.

Foi nomeado cinco vezes para o Oscar de Melhor Realizador, com “Little Women” (1933), “The Philadelphia Story” (1940), “A Double Life” (1947), “Born Yesterday” (1950) e “My Fair Lady” (1964), de que foi vencedor.

Ganhou o BAFTA de Melhor Filme, com “Let’s Make Love” (1960) e “My Fair Lady” (1964).

Ganhou um Leão de Ouro no Festival de Veneza em 1982, em homenagem à sua carreira.

Colaborou dez vezes com Katharine Hepburn, com a qual realizou alguns dos seus melhores filmes.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...