domingo, 3 de julho de 2022

3 DE JULHO - JOE DERITA

EFEMÉRIDE Curly-Joe DeRita, de seu verdadeiro nome Joseph Wardell, actor norte-americano, conhecido sobretudo por ter participado na série “Os Três Estarolas”, grupo do qual foi o último sobrevivente, morreu em Woodland Hills no dia 3 de Julho de 1993. Nascera na Filadélfia em 12 de Julho de 1909.

Era filho de uma dançarina e de um técnico de palco, sendo o mais novo de 6 irmãos. A sua origem no meio artístico fez com que se estreasse no mundo do espectáculo ainda criança, com a idade de sete anos, juntamente com os pais, na versão teatral de “Peck’s Bad Boy”.

Tomando o nome de solteira de sua mãe, DeRita, juntou-se ao circuito burlesco durante a década de 1920, ganhando fama como comediante. Joe continuou a actuar no estilo cómico até 1942, quando chegou à Califórnia para representar no teatro Music Box, em Hollywood. A sua actuação foi tão boa que a MGM lhe ofereceu um contrato.

A sua estreia cinematográfica, no entanto, deu-se apenas em 1944, no filme “The Doughgirls”, ao lado de Ann Sheridan, para a Warner Bros. Durante este período da sua carreira, actuou noutros filmes, como “The Sailor Takes a Wife” (MGM, 1945) e “People Are Funny” (Paramount, 1946).

Na época da Segunda Guerra Mundial, DeRita actuou junto da USO, realizando diversas viagens pelo mundo com estrelas de Hollywood, como Bing Crosby e Randolph Scott.

Depois de regressar à América, actuou no Hollywood Casino, em Los Angeles, e teve participações em dois programas de rádio com Crosby: “Philco Hall of Fame” e “Cavalcade of America”.

Apesar da sua carreira artística, o nome de Joe DeRita estava longe de ser conhecido. Apenas depois da a sua participação de 12 anos com “Os Três Estarolas” é que, finalmente, conseguiu tornar-se uma celebridade.

The Three Stooges” (“Os Três Estarolas”) era um famoso grupo de comédia formado por Curly Howard, Larry Fine e Moe Howard. O trio estrelou várias curtas-metragens da Columbia Pictures, durante os anos 1930, 1940 e 1950. Curly sofreu um AVC em 1946, o que o forçou a aposentar-se, falecendo alguns anos depois, em 1952. O seu irmão, Shemp Howard, que tinha sido um dos “Três Estarolas” originais, antes de deixar o grupo em 1932 para seguir uma carreira a solo, voltou apenas para substituí-lo temporariamente.

Joe DeRita, já entrava em curtas-metragens da Columbia. O director-produtor dos “Três Estarolas”, Jules White, tentou recrutá-lo para o grupo. No entanto, DeRita começou por recusar.  Entretanto, DeRita gravou um LP em 1950, chamado “Burlesque Uncensored”.

Depós de várias vicissitudes, DeRita voltou a ser convidado para participar no grupo e, dessa vez, aceitou com prontidão.  Apresentou-se pela primeira vez com eles, em 1959, ao vivo. 

A equipa embarcou numa série de seis longas-metragens, começando com “Have Rocket, Will Travel” (1959), que marcou a estreia de Curly-Joe como terceiro Estarola.

Durante a década de 1960, Curly-Joe permaneceu como membro da equipa, participando na série de desenhos animados “The New Three Stooges” (com apresentações ao vivo).  

A idade não perdoa (as doenças também não) e os sucessivos membros do grupo foram-se aposentando e falecendo. O grupo foi dado como extinto.

Em Agosto de 1983, “Os Três Estarolas” ganharam uma estrela na Calçada da Fama, em Hollywood.

Em Julho de 1993, DeRita faleceu de pneumonia, nove dias antes do seu 84º aniversário.  Foi sepultado no Pierce Brothers Valhalla Memorial Park Cemetery, em North HollywoodA sua lápide diz «O Último Estarola». 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...