quarta-feira, 27 de julho de 2022

27 DE JULHO - HELENA GRECO

EFEMÉRIDE - Helena Greco, activista política brasileira, morreu em Belo Horizonte no dia 27 de Julho de 2011. Nascera em Abaeté, em 15 de Junho de 1916.  

Licenciou-se em Farmácia, em 1937, na Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais, sendo reconhecida em âmbito nacional e internacional pela sua actuação política.

Helena Greco foi a primeira vereadora eleita da capital mineira, nas eleições de 1982, e uma das fundadoras do Partido dos Trabalhadores na cidade. Exerceu dois mandatos, de 1982 a 1992. Já tinha sessenta anos quando se juntou aos movimentos comunistas contra o regime militar. Fundou e dirigiu o Movimento Feminino pela Amnistia, em Minas Gerais.

Teve participação activa em praticamente todos os movimentos e lutas que envolvem o binómio direitos humanos e cidadania. Foi idealizadora e criadora de várias entidades - entre elas, a Coordenadora de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de Belo Horizonte, o Conselho Municipal dos direitos da Mulher, o Fórum Permanente de Luta pelos Direitos Humanos de Belo Horizonte, o Grupo de Trabalho Contra o Trabalho Infantil e o Movimento Tortura Nunca Mais.

Em 2002, foi homenageada pela Universidade Federal de Minas Gerais, por indicação da Faculdade de Farmácia, com a Medalha de Honra, no âmbito do Programa Sempre UFMG. D. Helena era mãe do professor Dirceu Greco, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais.

Recebeu prémios e distinções na sua grande maioria de cunho político, entre os quais a Medalha Chico Mendes de Resistência (1995), Prémio Cidadania Mundial (1999) e Prémio “Che” Guevara (2002). Além disso, foi designada para receber o Prémio Estadual de Direitos Humanos, em 1998.

A volta dos exilados e a segurança dos terroristas tornaram-se a preocupação de todos os seus dias. Escapou de um atentado à bomba e de uma série de ameaças à sua integridade física. Com o fim do Regime Militar, Helena continuou com a sua posição de esquerda. Participou activamente do Grupo Tortura Nunca Mais. Elegeu-se vereadora e criou a primeira Comissão Permanente de Direitos Humanos na Câmara Municipal de Belo Horizonte.

No dia 2 de Maio de 2014, a Câmara de Vereadores de Belo Horizonte modificou o nome do Elevado Castelo Branco que passou a chamar-se Viaduto Dona Helena Greco. A mudança de nome foi uma iniciativa do então vereador Tarcício Caixeta (PT).

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...