sábado, 2 de julho de 2022

2 DE JULHO - ANDREI GROMIKO

EFEMÉRIDE - Andrei Andreievich Gromiko, diplomata e político da União Soviética, morreu em Moscovo no dia 2 de Julho de 1989. Nascera em Starie Gromiki, Gomel, Império Russo (e hoje Bielorrússia), em 18 de Julho de 1909.  Foi presidente da União Soviética entre 1985 e 1988 e ministro das Relações Exteriores durante três décadas.

Depois de estudar Economia, Andrei Gromiko entrou para o serviço diplomático soviético em 1939, quando foi nomeado chefe de seção dos Negócios Estrangeiros encarregado dos assuntos dos EUA.

Em 1943, foi nomeado embaixador em Washington e, como tal, foi a Teerã, Yalta e Potsdam. Em 1946, foi o primeiro representante permanente da URSS no Conselho de Segurança da ONU.

Protegido do Viatcheslav Molotov, ocupou outros postos diplomáticos de alto nível, incluindo o de embaixador no Reino Unido; assumiu o cargo de ministro das Relações Exteriores em 1957. Gromiko ocupou o cargo até a chegada de Mikhail Gorbachev em 1985.

Figura chave da guerra fria, ele esteve no comando da diplomacia soviética sob a liderança de Nikita Khrushchov, Leonid Brezhnev, Iúri Andropov e Konstantin Chernenko.

Participou em todas as grandes questões da época (na crise dos mísseis de Cuba falou pessoalmente John F. Kennedy) e em todas as negociações de controlo de armas.

Ele era um negociador hábil e um político e diplomata que conhecia o seu ofício. Os estudiosos debatem a extensão em que participou na formação da política externa soviética e alguns disseram que era um mero executor. Gorbachev, que subiu a secretário-geral do PCUS, com o seu apoio, «elevou» Gromiko a presidente do Presidium do Soviete Supremo. Ele aposentou-se em 1988 e faleceu em Julho de 1989, não chegando a ir até à queda do Muro de Berlim e ao colapso da própria URSS.

Em 1985, substituiu Konstantin Chernenko como presidente do Soviete Supremo da União Soviética, cargo, que mais tarde, em 1987, dois anos antes de sua morte, abandonaria e seria assumido por Gorbatchov, que por sua vez, daria um novo nome à posição: presidente da União Soviética, suprimindo o Soviete Supremo.

No Ocidente, ficou conhecido como Mr. Niet, ou Sr. Não, por sempre negar as opiniões dos representantes ocidentais para o bem de seu país.

Faleceu prestes a completar 80 anos e foi sepultado no Cemitério Novodevichy, em Moscovo. Anos mais tarde, Lídia Gromiko, sua esposa, foi enterrada ao lado do marido.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...