sábado, 30 de julho de 2022

30 DE JULHO - ANDRÉ GOMES

EFEMÉRIDE - André Filipe Tavares Gomes, futebolista português que actua como meio-campista, nasceu em Grijó no dia 30 de Julho de 1993. Actualmente, joga pelo Everton FC.

Jogou durante a adolescência no FC Porto, até ser dispensado. Mudou para o ADR da Pasteleira e, depois, para o Boavista FC, quando revitalizou a sua carreira. Logo foi contratado pelo SL Benfica.

Estreou na equipa principal do Benfica no dia 18 de Outubro de 2012 contra o SC Freamunde, pela Taça de Portugal, marcando inclusive um golo.

Em Julho de 2014, foi emprestado por um ano ao Valencia CFD. No ano seguinte. assinou em definitivo por cinco temporadas.

Após dois anos no Valencia, sendo uma das prioridades de contratação do treinador Luis Enrique, foi contratado pelo FC Barcelona em Julho de 2016 e assinou por cinco épocas. Apesar da sua polivalência, não conseguiu a titularidade e em algumas partidas chegou a ser vaiado. Numa entrevista em Março de 2018, admitiu que o seu rendimento em campo estava abaixo das expectativas e, por conta da pressão que vivia, mais de uma vez não quis sair do clube por vergonha.

No dia 9 de Agosto de 2018, foi cedido pelo Barcelona por empréstimo ao Everton FC por uma temporada. No dia 25 de Junho de 2019, o Everton o contratou-o em definitivo por 25 milhões de euros, firmando um compromisso de cinco anos.

No dia 3 de Novembro de 2019, sofreu uma grave lesão no tornozelo, com fractura exposta, durante a partida contra o Tottenham HFC, em jogo válido pelo Campeonato Inglês.

Estreou-se pela Selecção Portuguesa principal no dia 7 de Setembro de 2014, contra a Albânia, em partida de qualificações para o Europeu 2016. Posteriormente, foi convocado para este Europeu, realizada na França. Em consequência, no dia 10 de Julho de 2016, foi feito comendador da Ordem do Mérito por ocasião da conquista do título.

Do seu palmarés fazer parte: o Campeonato de Portugal, a Taça de Portugal e a Taça da Liga 2013/2014, pelo Benfica; o Campeonato de Espanha e a Copa do Rei 2017/2018, e Super Copa de Espanha de 2016, pelo Barcelona; e o título Europeu em 2016, por Portugal.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...