quinta-feira, 21 de julho de 2022

21 DE JULHO - JORY GOODSMITH

EFEMÉRIDE - Jerrald King Jerry Goldsmith, compositor norte-americano de bandas sonoras para cinema e televisão, morreu em Beverly Hills no dia 21 de Julho de 2004. Nascera em Los Angeles, em10 de Fevereiro de 1929.

Ele é considerado um dos mais influentes compositores do século XX, tendo trabalhado em diferentes géneros, principalmente em ficção científica, terror e fantasia.

Goldsmith recebeu durante a sua carreira 17 nomeações para os Oscars, tendo vencido apenas pelo seu trabalho no filme “The Omen”, em 1976.

Goldsmith era filho de Tessa e Morris Goldsmith. Aprendeu a tocar piano aos seis anos de idade. Aos catorze, estudou piano, composição, teoria e contraponto. Cursou a Universidade do Sul da Califórnia, onde teve como professor o compositor Miklós Rózsa. Goldsmith desenvolveu interesse em escrever música com Rózsa.

Em 1950, encontrou trabalho como atendente no departamento musical da CBS. Começou a escrever bandas sonoras para rádio e para programas de televisão da CBS (incluindo “The Twilight Zone”). Ele permaneceu na CBS até 1960, mudando-se então para o Revue Studios, onde compôs música para vários programas, como “The Man from U.N.C.L.E.”.

Em 1963, foi nomeado para o seu primeiro Oscar pelo filme “Freud: The Secret Passion”. Pouco depois, ele conheceu Alfred Newman, que o ajudou a ser contratado pela 20th Century Fox. Goldsmith trabalhou então com vários realizadores famosos, como Robert Wise (“Star Trek: The Motion Picture”), Howard Hawks (“Rio Lobo”), Roman Polanski (“Chinatown”), Ridley Scott (“Alien e Legend”) e Franklin J. Schaffner (“Planet of the Apes e Patton”).

Goldsmith compôs bandas sonoras para filmes de diferentes géneros: filmes de guerra (“Patton”), filme noir (“Chinatown”), acção (“Rambo: First Blood” e suas sequências), thrillers (“Basic Instinct”), adaptação de bandas desenhadas (“Supergirl”), animação (“The Secret of NIMH” e “Mulan”), fantasia (“Legend”), terror (“The Omen” e suas sequências) e ficção científica (“Planet of the Apes”, “Total Recall”, “Alien” e cinco filmes da franquia “Star Trek”). A sua habilidade de compor músicas assustadoras e violentas fê-lo ganhar o seu único Oscar com “The Omen”.

Ele venceu Emmy Awards por bandas para a TV em cinco ocasiões, incluindo para o épico “Masada” e o tema de abertura de “Star Trek: Voyager”.

A última banda sonorta de Goldsmith foi em 2003 para o filme “Looney Tunes: Back in Action”. A sua música para o filme “Timeline”, de Richard Donner, foi rejeitada na pós-produção; entretanto ela foi lançada em CD, após a sua morte.

Goldsmith é frequentemente lembrado pelas suas bandas sonoras para cinco filmes da franquia “Star Trek: Star Trek”: “The Motion Picture”, “Star Trek V: The Final Frontier”, “Star Trek: First Contact” (com seu filho Joel), “Star Trek: Insurrection” e “Star Trek: Nemesis”, e pela música-tema da série “Star Trek: Voyager”. O tema de “Star Trek: The Next Generation” foi adaptado do tema principal de “Star Trek: the Motion Picture”. Gene Roddenberry inicialmente queria que Goldsmith fizesse a música do episódio piloto de “Star Trek, “The Cage”, porém ele não estava disponível. Mesmo assim, Goldsmith recomendou o seu amigo Alexander Courage para Roddenberry.

A banda sonora para “Star Trek: The Motion Picture” é considerada por muitos como o trabalho mais impressionante do compositor. Goldsmith foi incumbido de representar todo o universo com a sua música. Porém, o seu tema inicial não foi bem recebido pelos produtores do filme (o director Robert Wise achou que parecia «navios navegando»). Embora um pouco desapontado com a rejeição, Goldsmith reescreveu o seu trabalho e chegou com o majestoso tema que acabou por ser usado (e é instantaneamente reconhecido até hoje).

Jerry Goldsmith faleceu aos 75 anos de idade.

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