sexta-feira, 8 de julho de 2022

8 DE JULHO - ELSA MARTINELLI

EFEMÉRIDE - Elsa Martinelli, de seu verdadeiro nome Elsa Tia, actriz italiana, morreu em Roma no dia 8 de Julho de 2017. Nascera em Grosseto, em 30 de Janeiro de 1935.

Começou a sua carreira em Roma, como modelo e, depois, fazendo pequenos papéis em filmes italianos.

Em 1953, foi para Nova Iorque, sem saber inglês e com USD 20 no bolso, aspirando uma carreira de modelo e actriz nos Estados Unidos.

Três anos depois, conseguiu o seu primeiro papel importante em Hollywood, no filme “The Indian Fighter”, com Kirk Douglas, descoberta por ele na capa de uma revista de moda. No mesmo ano, Elsa ganhou o Urso de Prata de Melhor Actriz no Festival de Berlim, no papel principal de Donatella, de “Mario Monicelli”.

Desde então, dividiu a sua carreira entre a Europa e os Estados Unidos, trabalhando em filmes como “Hatari!” (1962) com John Wayne, “O Processo” (1962) com Anthony Perkins e Jeanne Moreau, “The VIPs” (1963) com Richard Burton e Elizabeth Taylor e “Candy” (1968), uma superprodução com um elenco multe estrelar que incluía Marlon Brando, Charles Aznavour, Richard Burton e o beatle Ringo Starr.

A partir da década de 1970, em que se tornou personagem frequente do jet-set internacional, ao lado de personalidades como Aristoteles Onassis, Maria Callas e Carlo Ponti, ela passou a dedicar a sua carreira a telefilmes e a mini-séries de televisão da RAI e chegou a trabalhar como decoradora de interiores em Roma, nos anos 1980.

Elsa foi casada com o conde Franco Mancinelli Scotti di San Vito, entre 1957 e 1960, com quem teve uma filha, Cristiana, nascida em 1956 e também actriz.

Martinelli falece na capital italiana,  aos 82 anos de idade.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...